Foi nas areias do Posto 10 da praia de Ipanema, a poucos metros do prédio onde tem uma cobertura, que Fernanda Montenegro gravou nas primeiras horas da manhã de 15 de dezembro o comercial sobre otimismo em relação a 2021. A estreia ocorreu na terça (22) no intervalo do ‘Jornal Nacional’.
Desde então registra-se ampla repercussão positiva nas redes sociais e no ‘boca a boca’. De acordo com os valores de tabela da Globo, cada veiculação com duração de 1 minuto deve custar R$ 1,5 milhão ao Itaú, a marca oculta da campanha.
Não inserir a logomarca do banco foi uma estratégia inteligente: todo mundo buscou saber quem era o anunciante de mensagem tão acalentadora em fase dramática da pandemia de covid-19 no Brasil e sob angustiante incerteza em relação ao futuro.
“Em um momento como esse, a mensagem se faz muito mais importante do que o próprio mensageiro”, declarou Eduardo Tracanella, diretor de marketing institucional e atacado do Itaú Unibanco, em entrevista ao portal sobre publicidade PropMark.
No comercial, a veterana atriz encarna a própria esperança. Cabelos brancos, roupas simples da mesma cor e óculos de grau com armação combinando com a echarpe laranja (tonalidade que faz parte da identidade visual do Itaú), ela sente a brisa do mar enquanto observa o horizonte infinito.
Sua voz firme e, ao mesmo tempo, suave, incentiva o público a confiar em dias melhores. Símbolo de talento, ética e credibilidade, Fernanda Montenegro usa apenas a força do olhar para se comunicar com o telespectador.
A narração: “Não espere que eu repita tudo o que já foi dito esse ano. Eu não olho para o passado. Eu existo para o futuro. Me chamo esperança. Eu sei, tem horas que você quase me perde. Mas, sempre que isso acontece, nós terminamos juntos de novo. A esperança não existe sem você. E você não existe sem ela. E é por isso que esse filme termina não com uma marca, mas com um convite. Acredite em 2021. Acredite”.
A bela música instrumental é da autoria do compositor americano Alan Silvestri e fez parte da trilha do filme ‘Forrest Gump’, de 1994, estrelado por Tom Hanks. Criada pela agência paulistana Africa (sem acento mesmo), a produção foi da Saigon Filmes.
Diretor do comercial, o premiado Vellas (nome profissional de Felipe Vellasco), fez um post em seu perfil no Instagram sobre o trabalho com a atriz de 91 anos. “Fernanda, obrigado pela aula”, escreveu.
No dia da filmagem, a grande dama da TV chegou à praia de Ipanema, na zona sul do Rio, antes das 5h da manhã. Fez seu trabalho com o profissionalismo, a elegância e a gentileza que são sua marca registrada.