E disseram que ela estava na pior... A TV brasileira se agigantou em tempos de pandemia provocada pelo novo coronavírus. O distanciamento social fez as pessoas ficarem em casa. Com isso, mais gente passou a consumir a programação, tanto das emissoras de sinal aberto quanto a dos canais pagos.
De acordo com o levantamento Kantar Thermometer, realizado pela empresa Kantar Ibope, cada pessoa no País assistiu à TV a média diária de 7 horas e 54 minutos no período pesquisado, entre 5 e 11 de abril. Trata-se de um aumento de 1h20 em relação à primeira semana de março, antes do início da quarentena.
Na TV para assinantes houve crescimento de 20% de audiência. Os canais que atraíram mais público foram os de jornalismo, filmes e séries, documentários e sobre lifestyle (estilo de vida). A abertura temporária do sinal para não-pagantes explica em parte a melhoria dos índices.
Além do interesse por notícias a respeito da covid-19, o brasileiro também recorre à televisão para acompanhar a repercussão das polêmicas suscitadas pelo presidente Jair Bolsonaro. O universo político virou um novelão com altas doses de emoção. A depender do ponto de vista (e da ideologia política) há vilões, heróis e surpreendentes viradas de tramas. Com tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo no Brasil, não dar uma espiadinha na TV?