Nesta quarta-feira (17), o cantor espanhol Pablo Alborán postou um vídeo em seu perfil no Instagram, onde é seguido por 5,2 milhões de pessoas, para comunicar algo importante aos fãs. "Estou aqui para contar que sou homossexual", revelou. O artista de 31 anos é um dos mais populares ídolos românticos da atualidade.
Em tom de desabafo, ele explicou o motivo de abrir a intimidade agora. "Hoje minha voz é mais forte, tem mais valor e peso", afirmou. "Sempre lutei contra racismo, sexismo, xenofobia, transfobia, homofobia, todo tipo de ódio."
O cantor teve apoio incondicional da família para se assumir. "Jamais me senti discriminado, odiado por ser quem sou. Mas, desgraçadamente, muita gente não vive assim", lamentou. Ele demonstrou alívio por não ter mais que esconder sua verdade. "Acredito que serei um pouquinho mais feliz do que já sou."
Alborán deseja servir de inspiração a pessoas que sofrem por manter a homossexualidade em segredo. "Espero que essa minha mensagem facilite o caminho a alguém", disse.
O cantor diz que continuará a compor e gravar baladas românticas "independentemente do gênero" de quem o inspira e daqueles que vão ouvi-las. "Para mim, a música é livre e quero me sentir livre como minhas canções."
Pablo Alborán fez parte da trilha sonora da novela Haja Coração, da Globo, exibida em 2016. Ele gravou Dónde está el Amor em dueto com Tié. A música embalava as cenas do casal Camila (Agatha Moreira) e Giovanni (Jayme Matarazzo).
Apesar da resistência do brasileiro em geral com canções em espanhol, o artista já apareceu no Top 50 do iTunes nacional. Fã de bossa nova e dos tropicalistas, ele gosta de ouvir também os sambas de Alcione e a MPB de Marisa Monte.
Em 2017, a cantora Simone, que forma dupla com a irmã, Simaria, confessou que Pablo Alborán era seu 'boy crush'. Com o outing sincero, o jovem ídolo deverá ganhar muitos outros admiradores anônimos e famosos no Brasil.