Passados três meses desde aquela sexta-feira triste, 29 de novembro de 2019, quando o corpo de Gugu Liberato foi sepultado, os imbróglios a respeito da herança permanecem. Ao invés de ser usado exclusivamente para homenagens, o nome do apresentador agora consta em processos judiciais e manchetes novelescas na imprensa.
A disputa pelo patrimônio e as especulações a respeito da vida íntima de Gugu atraem a atenção do País. Incertezas alimentam a curiosidade. Enquanto não forem esclarecidas pela família Liberato, por Rose Miriam di Matteo e pela Justiça, a imagem de Gugu continuará a ser evocada indevidamente.
O blog expõe cinco questões pertinentes, ainda sem resposta definitiva, sobre esse caso familiar que suscitou discórdia pública com plateia.
Por que Gugu não deixou nem 1 centavo para a mãe de seus filhos?
Nas redes sociais, a maioria das pessoas afirma não entender a exclusão total de Rose Miriam do testamento. Ainda que Gugu tenha transferido algum patrimônio a ela ao longo dos anos de convivência, soa estranho a ausência da médica na partilha. Haviam combinado isso? Foi desforra por algo?
Por que a família Liberato não buscou um acordo sigiloso com Rose para preservar a imagem de todos, inclusive a de Gugu?
É comum assistirmos nas novelas brigas ferrenhas por herança. Eventualmente, somos testemunhas de disputas do gênero entre membros de famílias bilionárias da vida real. A maioria dos casos, sabemos, não é divulgada. Acordos nos bastidores evitam a superexposição dos envolvidos. Uma negociação confidencial teria evitado o show de horror com a imagem de Gugu Liberato na mídia. Difícil entender a razão de não terem se acertado — inclusive para garantir a salvaguarda emocional de todos — longe da corrosiva curiosidade pública.
Por que Gugu nunca desmentiu a percepção pública de que ele e Rose formavam um casal?
Desde maio de 1994, quando a edição 28 da revista Caras trouxe Gugu e Rose na capa, com o título "Gugu mostra pela primeira vez sua namorada", o público e a imprensa acreditaram na versão de que eles formavam um casal. Nunca houve declaração oficial do contrário. Jamais se soube de separação. Ainda que existissem muitas fofocas a respeito da vida íntima do apresentador, Rose sempre foi vista e tratada pelos fãs e jornalistas como companheira dele. Se não o era, ou nunca o foi, como afirma a família Liberato, por qual motivo Gugu jamais desconstruiu essa imagem pública?
Por que a família Liberato não se pronunciou oficialmente a respeito da intenção do chef Thiago Salvático, que diz ter sido companheiro de Gugu, de ser reconhecido como herdeiro?
A discórdia envolvendo Rose Miriam e os Liberaros já era dramática o suficiente quando ganhou cortornos ainda mais tensos com a entrada em cena de Thiago Salvático. De acordo com a imprensa, o chef acionou um escritório de advogados com a intenção de ser reconhecido como herdeiro na Justiça. A alegação: ele teria sido companheiro de Gugu ao longo de 8 anos, no mais completo sigilo. A família do apresentador disse, num primeiro momento, que os dois eram apenas amigos. Depois, informou desconhecer qualquer novo processo em relação ao inventário e à partilha de bens. Os representantes de Rose Miriam comentaram que Salvático estaria interessado em "tumultuar" o processo de divisão do patrimônio. Desde então, o silêncio prevalece. Nenhuma das partes voltou a se manifestar.
Todos os negócios de Gugu serão mantidos e haverá um novo comandante das empresas a fim de manter em funcionamento o império construído por ele?
Augusto Liberato era mais do que um dos melhores comunicadores do Brasil: possuía capacidade genuína para criar e gerenciar negócios lucrativos. Fundou ou comprou empresas de diferentes segmentos. Foi assim que acumulou um patrimônio próximo de 1 bilhão de reais, segundo projeções. E agora, quem será o líder desse conglomerado? A imagem de Gugu continuará a ser usada para vender ampla variedade de produtos e serviços?
O espaço do blog Sala de TV está aberto a todas as partes citadas. Esclarecer dúvidas para estabelecer a verdade é a melhor opção diante da devastadora indústria dos boatos e das nocivas fake news.
Veja mais:
...
Fotomontagem: Blog Sala de TV / Foto: Divulgação/RecordTV - Legenda: Gugu deixou uma fortuna e também um testamento que gerou uma novela da vida real