Os programas jornalísticos exibidos na TV são a fonte de informação mais confiável para o brasileiro, informa levantamento realizado pelo Datafolha. Do total de entrevistados entre os dias 18 e 20 deste mês, 61% disseram confiar nos telejornais e em outras atrações de notícias.
Outra parcela, de 25%, afirma ter confiança parcial. Apenas 12% responderam não confiar nas informações da TV a respeito da epidemia global do novo coronavírus.
Em segundo lugar no ranking de confiabilidade estão os jornais impressos, com 56% de aprovação. Depois, programas de rádio (50%) e sites de notícias (38%). Plataformas digitais como o Facebook e aplicativos de mensagem como o WhatsApp têm a confiança plena de somente 12% dos entrevistados.
Esse resultado reforça a relevância da televisão no combate à pandemia e aos boatos perigosos sobre a doença. Uma população bem-informada está mais preparada para a prevenção e o tratamento doméstico da doença. As orientações de médicos em tempo real na TV ajudam o cidadão a tomar a decisão certa em relação ao isolamento social e aos cuidados diante do surgimento de sintomas da covid-19.
A televisão brasileira, que completará 70 anos em setembro, presta valioso serviço à população em uma das maiores crises de saúde dos últimos séculos.