A morte aos 43 anos da cantora Josy Oliveira, do ‘BBB9’, em consequência do rompimento de um aneurisma cerebral, fez a imprensa e a internet relembrarem de outros ex-participantes do programa que morreram.
Entre eles está Edilson Buba, da 4ª edição do ‘Big Brother Brasil’. O curitibano morreu em 20 de novembro de 2006. Tinha 34 anos quando não resistiu a tumores no abdômen. Chegou a ficar dois meses hospitalizado. Submeteu-se a cinco cirurgias na tentativa de combater o câncer.
O empresário chamou a atenção na casa do reality show por se mostrar um homem sensível. Gostava de ouvir os colegas, dar conselhos, mediar conflitos. Ficou marcado por dormir abraçado a um bicho de pelúcia por sentir saudade da mulher. Apesar da boa imagem, foi eliminado no sexto Paredão. Aquela edição foi vencida pela babá Cida dos Santos.
Dois meses após a saída do reality, Buba foi detido com maconha e ecstasy no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais (PR). A prisão em flagrante virou um escândalo midiático.
Vários programas de TV noticiaram o fato. Algumas abordagens foram sensacionalistas. Após três meses atrás das grades, ele recuperou a liberdade e fundou a ONG ‘Vida Limpa, Vida Livre’, de apoio a dependentes de substâncias químicas e pela inclusão social de jovens carentes.
Em 2005, o ex-BBB posou nu para a revista gay ‘G Magazine’. O cachê pelo ensaio foi doado à entidade. Buba usou a visibilidade na mídia para defender a prevenção às drogas e conscientizar a população sobre a importância de oferecer assistência a quem quer controlar o vício.
Poucos souberam das dificuldades enfrentadas pelo ‘brother’ longe das câmeras e flashes. A temporada no presídio provocou a ruína de seus negócios – ele era sócio de uma casa noturna na capital paranaense – e o deixou à beira da falência.
Apesar dos sintomas de depressão, Buba não perdeu a fé. Pelo contrário: buscou ampliá-la. Passou a frequentar cultos de uma igreja presbiteriana. Pedia orações. O acolhimento espiritual fez bem ao ex-BBB. Sua morte precoce encerrou um bonito e necessário trabalho de resgate de pessoas.
(O titular deste blog teve a oportunidade de entrevistar Buba em um programa de TV, pouco depois de sua libertação da cadeia. Diante das câmeras e nos bastidores, ele se mostrou simples, autêntico e carismático.)
Além de Josy e Buba, morreram outros dois ex-competidores do ‘Big Brother Brasil’. Em 2017, Norberto, o vovô Nonô do ‘BBB9’, foi vítima de um câncer aos 72 anos. Da mesma edição, André Cowboy morreu assassinado com um tiro em 2011. Tinha 37 anos.