Uma coincidência produziu ainda mais comoção nos fãs do ator angolano Filipe Duarte, vítima de parada cardíaca na manhã de sexta-feira, dia 17. É que a primeira aparição dele na novela Amor de Mãe, produzida pela Globo e exibida atualmente em Portugal no canal SIC, aconteceu horas depois de sua morte. Na sequência do capítulo 25, o marinheiro Gabo, interpretado por Duarte, se encanta por Thelma (Adriana Esteves) ao conhecê-la numa marina do Rio.
O folhetim escrito por Manuela Dias e interrompido no Brasil por conta da pandemia de covid-19 foi o primeiro trabalho dele na Globo. Em Portugal, era famoso e respeitado pela atuação premiada em TV, teatro e cinema. Sua morte abrupta, aos 46 anos, chocou a classe artística e gerou até manifestação do presidente português Marcelo Rebelo de Sousa. "Foi uma presença intensa, em galãs e vilões, homens agrestes ou compassivos. É triste perdê-lo, tão novo, a meio de uma carreira e de uma vida", diz trecho de nota oficial.
Como Filipe Duarte foi encontrado inconsciente na casa onde morava em Cascais, o Ministério Público local exigiu a realização de autópsia. Em razão das regras sanitárias para evitar o contágio pelo novo coronavírus, o funeral do ator poderá ter apenas 10 pessoas e será uma cerimônia rápida. Ele era casado com a atriz espanhola Nuria Mencía e deixa uma filha de 9 anos chamada Antonia.