Em um Big Brother Brasil no qual os sete eliminados até o momento saíram com imagem abalada, ter um suporte profissional e coerente para controlar a crise é imprescindível. Quem administra as redes sociais de Sarah serve de exemplo positivo.
As declarações polêmicas e infelizes da sister a respeito da pandemia de covid-19 — oscilando do desdém pelos protocolos sanitários ao deboche das vítimas — são rapidamente refutadas nos perfis do Instagram e Facebook da consultora de marketing.
As mensagens apresentam coerência, sem ‘passar pano’ nos equívocos de Sarah, que comete inexplicável autossabotagem no reality show. “Estamos aqui para reafirmar nosso posicionamento contra qualquer desrespeito sobre a pandemia. Sarah errou muito em declarações sobre um assunto tão delicado e que afeta tristemente todos nós”, diz um comunicado.
“Nós, como equipe, acreditamos que aqui fora ela entenderia a gravidade do que estamos vivendo e sabemos que sua atitude também será de se desculpar! Lamentamos as falas e pedimos desculpas a todas as vítimas e familiares! Desta forma, nos comprometemos em alertarmos nossos seguidores constantemente sobre a gravidade da pandemia por aqui.”
Os assessores iniciaram a divulgação de “projetos que propagam o bem” a fim de estimular doações a organizações sérias de auxílio a pessoas necessitadas e em situação de risco. Ok, há marketing para recuperação de reputação nessa ação, sem dúvida, mas não deixa de ser uma iniciativa importante.
O leitor pode contestar: ‘a equipe apenas tenta limpar a barra de Sarah; como ter certeza da sinceridade do que escrevem e propõem?’ Não há como certificar. Cada um tem a liberdade de acreditar ou não. Milhares decidiram abandonar as redes da sister, compreensivelmente. Ela, que já foi favorita à vitória, passou a boicotar as próprias chances.
A relevância do conteúdo está no estímulo para que os seguidores se protejam contra o coronavírus e contribuam para a subsistência de brasileiros duramente afetados pela pandemia. Nesse momento dramático, com recordes atrás de recordes de novos casos e mortes, é bem-vindo todo movimento de combate ao negacionismo e qualquer incentivo à solidariedade.
Na terça-feira (23), Tiago Leifert atualizou brothers e sisters sobre o recrudescimento da pandemia no País. Foi uma resposta da Globo aos comentários de Sarah. Em tom de indiferença, ela disse que o pior já havia passado. Ao sair da casa, eliminada ou campeã, a competidora levará um choque de realidade sobre a pandemia e os estragos que fez à própria imagem.
Veja também: