Quem nunca ficou hipnotizado diante de um programa de televendas que atire o primeiro controle remoto. É impossível zapear sem conferir aquelas ofertas tentadoras anunciadas por apresentadores cativantes.
O mais famoso deles atua em atrações do gênero há quase 30 anos. Ciro Bottini se tornou o rei das vendas pela TV. “Vender está no meu sangue”, diz.
O paulistano de 53 anos fez do ‘papo de vendedor’ um estilo eficiente de entretenimento. Trabalha há 24 anos no canal Shoptime – e não pensa em parar.
Em conversa com o Terra, o jornalista e ex-vocalista de banda de rock comentou o início da trajetória bem-sucedida diante das câmeras e a importância do bom humor na relação com o público.
Ciro, você se tornou o rei das vendas na TV brasileira. Foi algo planejado ou aconteceu naturalmente?
A televenda surgiu na minha vida por acaso. Eu era um locutor de rádio que queria ir para a TV. Em um sábado de manhã, rodando os canais, me deparei com um programa de vendas de automóveis no qual os apresentadores iam nas lojas anunciantes. Achei muito legal, me identifiquei e coloquei na minha cabeça que também queria fazer aquilo. Agendei uma reunião em um produtora de São Paulo e, uma semana depois, fiz um teste, passei e estou aqui até hoje, nunca mais saí do segmento. Desde o primeiro dia, pensei em estar no ar, vendendo e criando uma marca e uma autoridade em vendas. Tem dado certo.
O segredo do seu sucesso está no humor?
Não sou humorista, sou um vendedor bem-humorado e com tiradas rápidas. É uma ferramenta boa e ajuda demais a criar empatia com o público. Com essa linguagem cômica, eu consigo conquistar a atenção do consumidor, e esse é um dos componentes importantes do meu sucesso.
A explosão das vendas pela internet o obrigou a mudar algo no seu estilo ou na estratégia usada na TV?
O Shoptime é uma marca só, tudo está integrado e, com certeza, o e-commerce chegou para somar. Hoje conseguimos trazer mais dinamismo para a televisão com os comentários dos telespectadores na web em tempo real. Com a chegada da internet, tive que adaptar o meu estilo de comunicação. Tem que ser uma linguagem mais rápida, objetiva, despojada, natural e espontânea e eu sempre fiz desse jeito.
Dizem que as atrações de vendas com apresentadores amenizam a solidão de milhões de telespectadores. Acredita nisso?
A minha intenção é levar para a casa das pessoas muita alegria e diversão. E, como sou animado e irreverente, junto a venda de produtos a esse meu estilo. O Shoptime acaba sendo um amigo do telespectador. Parecemos um programa de rádio, não ficamos um minuto sem falar, é o tempo inteiro. É a vida como ela é, de uma forma muito natural.
Se fosse criar um comercial sobre si mesmo, como seria? Como o Ciro Bottini venderia o Ciro Bottini?
Se você está buscando alguém que seja muito motivado, determinado, bem-humorado, resiliente, com foco total, sempre pronto para tudo e adora trabalhar o tempo todo, essa pessoa sou eu: Ciro Bottini. (Risos)