Quando um canal anuncia que determinado programa – geralmente no formato de competição em confinamento – terá a participação de famosos, o telespectador começa a cogita quais celebridades serão escaladas.
Pensa-se em artistas da TV ou personalidades populares da mídia. Quase sempre o entusiasmo termina em frustração. Os ídolos prometidos são, na maioria das vezes, desconhecidos do grande público. É necessário ‘dar um google’ para descobrir a biografia e detalhes da carreira (quando ela realmente existe).
Quem está empolgado com a propagada edição especial do Big Brother Brasil corre o risco de sentir a mesma decepção. Entre os nomes ventilados até agora na imprensa não há nenhuma estrela – e sim ocupantes do chamado ‘segundo escalão’ no ranking da fama.
São profissionais que ainda batalham pela autopromoção e enxergam na superexposição a ser gerada pelo BBB20 uma oportunidade de ouro de se tornar mais conhecido, aumentar o número de fãs (e seguidores nas redes sociais) e atrair novos trabalhos. Além, obviamente, do interesse na premiação em dinheiro – neste caso, 1,5 milhão de reais – capaz de estabilizar a vida de quem ainda não recebe altos cachês.
As produções de reality shows como Casa dos Artistas (SBT), A Fazenda (RecordTV) e Power Couple (RecordTV) têm dificuldade de recrutar nomes consagrados e em evidência na imprensa porque os famosos do primeiro time possuem agenda cheia de compromissos.
Torna-se inviável abandonar gravações, filmagens, shows, campanhas publicitárias e viagens para participar de uma atração do gênero. Fora isso, as celebridades no topo temem o efeito nocivo do julgamento público de seu comportamento e das declarações diante das câmeras. Afinal, ninguém consegue interpretar e ter autocontrole 24 horas por dia ao longo de semanas.
Tudo indica que a lista de participantes da vigésima edição do Big Brother Brasil vai suscitar perguntas do tipo ‘Quem é esse mesmo?’ e influirá diretamente na audiência da estreia, na terça-feira, dia 21. A nova temporada tem a missão de reverter a baixa audiência e a monotonia do BBB19.
Calejado, o público não vai aceitar engodo. Se a inovação for menor do que se espera, o ‘reality dos realities’ corre o risco de retomar a curva de decadência.