‘Fantástico’ se reinventa, supera crise e cresce no Ibope

Revista eletrônica resgatou a essência jornalística que havia perdido

7 mai 2017 - 20h49
Os apresentadores Tadeu Schmidt e Poliana Abritta: o ‘Fantástico’ voltou a prender a atenção do telespectador
Os apresentadores Tadeu Schmidt e Poliana Abritta: o ‘Fantástico’ voltou a prender a atenção do telespectador
Foto: João Cotta/TV Globo / Divulgação

No final de 2013, o ‘Fantástico’ chegou a marcar apenas 15 pontos de média em uma edição.

Índice tão baixo para o padrão de audiência da revista eletrônica da Globo que a fez, por alguns minutos, perder para a Record e empatar com o SBT.

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Mas a fase dramática passou. O ‘Show da Vida’ está com 21 pontos de média desde janeiro e chegou aos 26 em um domingo recente.

Com mais jornalismo investigativo, exibindo matérias exclusivas, e aprofundando o noticiário factual da semana, o programa voltou a ganhar relevância.

Na edição de 16 de abril, por exemplo, a atração prestou importante serviço ao escalar uma professora de direito para explicar em linguagem coloquial termos tão comuns quanto enigmáticos do dia a dia do jornalismo atual, como delação premiada e falsidade ideológica. Um esclarecimento que todo telejornal já deveria ter feito em respeito ao público leigo.

Outra aposta acertada é em histórias de superação, como a de um jovem de um assentamento de terra que se tornou bailarino de sucesso, e a da ex-moradora de rua e ex-viciada em crack que hoje é universitária e ajuda outros dependentes químicos em recuperação.

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Essas matérias ‘humanizadas’ se revelam um necessário contraponto à overdose diária de personagens negativos que protagonizam as manchetes sobre corrupção e violência. O telespectador não aguenta mais tanta negatividade.

Outra mudança no ‘Fantástico’ foi reduzir o falso glamour. Houve uma época em que mais parecia uma versão do ‘Video Show’, tamanha a quantidade de entrevistas e quadros com famosos, com conteúdo pouco interessante.

No momento, as participações de celebridades têm sempre embasamento, mesmo quando o foco é a explícita promoção de produtos da emissora.

Quando Paolla Oliveira e Juliana Paes foram entrevistadas no estúdio em razão da estreia de ‘A Força do Querer’, falou-se sobre ética e justiça, e não apenas de fama, beleza e amenidades.

No ar há quase 44 anos, o ‘Fantástico’ voltou a ser um jornalístico agradável de se assistir, com informações relevantes e entretenimento de qualidade.

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Fonte: Especial para Terra
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