Nos últimos dez dias, o Jornal Nacional tem se beneficiado do bom desempenho de Verão 90 e da expectativa em torno de A Dona do Pedaço.
A novela das 19h30 chegou a marcar 31 pontos de média. Índice muito acima do que se espera para aquela faixa horária.
A trama é fraca em dramaturgia, mas eficiente em distrair o telespectador com cafonices e humor pastelão.
Ao atrair numeroso público diante da TV, Verão 90 transfere audiência relevante para o Jornal Nacional.
Um trampolim que o telejornal tem aproveitado bem em tempos de notícias quentes a respeito de política, economia e escândalos midiáticos.
Já a colaboração de A Dona do Pedaço se deve às pessoas que sintonizam na Globo à espera do início do folhetim.
Com médias que chegaram a 33.5 pontos em capítulos recentes, o novelão açucarado recuperou o horário mais nobre da Globo.
Esse ‘empurrão’ das novelas que o antecedem e sucedem fez o Jornal Nacional alcançar 29 pontos de média nas últimas dez edições.
Outro fator explica tais performances positivas na aferição do Ibope: tem caído o número de brasileiros com assinatura de TV paga.
De acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), 16,8 milhões de domicílios tinham acesso à TV por assinatura em maio.
Houve redução de 1,4 milhão de contratos em doze meses. Esse contingente de telespectadores voltou a contar apenas com a programação das emissoras de sinal aberto.
De certa maneira, a crise econômica que provocou queda no poder de consumo da população ajudou os canais convencionais a subir posições no ranking de audiência.