O ‘Jornal Nacional’ tem evitado recorrer a vídeos postados nas redes sociais por apoiadores de Jair Bolsonaro quando precisa noticiar sobre o presidente. Prefere transcrever as declarações na tela ou faz os âncoras interpretarem as falas — às vezes, com entonação que beira o cômico.
Na edição de quinta-feira (21), o telejornal surpreendeu ao exibir 20 segundos de vídeo postado em 19 dezembro do ano passado no canal de YouTube do deputado federal Eduardo Bolsonaro. Na gravação, o presidente conversa com o filho sobre vários assuntos.
O ‘JN’ destacou a opinião de Bolsonaro, naquele momento, a respeito da pandemia e da obrigatoriedade de ser vacinado, para enfatizar a “mudança radical de postura” do presidente, nas palavras do âncora e editor-chefe William Bonner.
“A pandemia, realmente, ela tá chegando ao fim. Os números têm mostrado isso aí. Estamos com uma pequena ascensão agora, o que chama, né, de pequeno repique, pode acontecer. Mas a pressa da vacina não se justifica porque você mexe com a vida das pessoas”, disse Bolsonaro no trecho exibido.
A seguir, Bonner narrou a disparada dos números de casos e mortes desde a publicação do vídeo. Uma maneira ‘científica’ de contestar o presidente. Jair Bolsonaro já usou tantas vezes questões internas da Globo para atacar a própria Globo, agora foi a vez de a emissora se armar com o conteúdo produzido por um Bolsonaro para criticar outro Bolsonaro.