Jobs acertou: as pessoas ligam a TV para desligar o cérebro

É tanta desgraça na vida real que a televisão ajuda a aliviar o estresse do dia a dia

16 fev 2018 - 16h50

O Brasil vive o caos – ou está bem perto disso. Deprimidos devem evitar os telejornais. As notícias são capazes de desanimar até o mais serelepe folião carnavalesco.

Cena do baile a fantasia de ‘O Outro Lado do Paraíso’: a vida real está longe de ser um Carnaval
Cena do baile a fantasia de ‘O Outro Lado do Paraíso’: a vida real está longe de ser um Carnaval
Foto: Raquel Cunha/TV Globo / Divulgação

A telenovela serve de escapismo ao brasileiro: embarcar algum tempo na ficção para esquecer a realidade incômoda. E assim as tramas atuais registram audiência acima da média.

Publicidade

Os vilões dos folhetins, por mais realistas que sejam, são fichinha na comparação com os inimigos da vida real. Neste momento, a insegurança pública parece ser o mais cruel deles.

A cada dia, a TV lança novas manchetes sobre a escalada interminável da violência. Em algumas matérias, os repórteres surgem usando colete à prova de balas. O Brasil está em guerra consigo mesmo.

Muita gente sai do trabalho e vai correndo para casa, senta-se diante do aparelho de televisão e tenta se abstrair do medo e da desesperança.

O genial dramaturgo Nelson Rodrigues disse: “A televisão matou a janela”. É que a gente passou a ter medo de olhar pra fora.

Publicidade

As novelas ajudam a desestressar. O entretenimento ganha função terapêutica. Na tela, a vida de mentira tranquiliza o cidadão entorpecido.

Steve Jobs, fundador da Apple, deixou uma frase carregada de sarcasmo e verdade: “As pessoas ligam a TV quando querem desligar o cérebro”.

A televisão instrui e faz pensar, é claro. Mas a função primordial é essa mesmo: nos tirar da realidade dolorosa e oferecer um analgésico emocional de curta duração.

Pesquisa da GfK mostrou que o brasileiro tem ficado cada vez mais tempo diante da TV. Ao viver a vida alheia suportamos melhor a nossa própria existência aflitiva.

Contudo, a certa hora somos obrigados a acionar o controle remoto para desligar essa fuga. O mundo real, infelizmente, não é uma novela com garantia de final feliz.

Publicidade

Veja também

Ano-Novo Lunar é celebrado pelo mundo
Video Player
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se