Em sua coluna na edição desta quinta-feira (19) no jornal O Globo, Merval Pereira não poupou críticas a Jair Bolsonaro. O veterano jornalista — um dos poucos com acesso direito à família Marinho, proprietária do Grupo Globo — se mostra indignado com a postura do presidente na entrevista coletiva realizada ontem, a respeito da ação do governo contra a epidemia do novo coronavírus.
“Foi deprimente assistir ao presidente da República, fantasiado com uma máscara medicinal que lhe caía a todo o momento da face, tentar distorcer a realidade, transformando sua irresponsabilidade em ação para tranquilizar a população", escreve o comentarista político da GloboNews.
Em outro trecho, Pereira contesta a presença de Bolsonaro no cargo mais importante do País: "Com as atitudes que tomou em relação ao coronavírus, Bolsonaro demonstrou claramente que não é preparado para a presidência da República. Na hora em que ele coloca o país em risco porque demora a tomar providências, fingindo que é tudo fantasia da grande mídia, chega-se à conclusão de que o presidente está fora da realidade".
A fúria verbal não para aí. "É de dar engulhos ouvirem-se seguidas mentiras da boca daquele que deveria representar o respeito às leis e a responsabilidade social", sentencia o articulista, membro da Academia Brasileira de Letras e ganhador do prestigiado prêmio de jornalismo Maria Moors Cabot da Universidade Columbia, de Nova York.
A oposição de Merval Pereira a Jair Bolsonaro começou nos primeiros meses do mandato do presidente. Antes disso, durante a campanha eleitoral de 2018, o jornalista não disfarçava certo entusiasmo com o então candidato do PSL ao falar dele no Jornal das 10 e no programa Central das Eleições. Hoje, ele é quem faz as análises mais ásperas no canal de notícias contra o desempenho de Bolsonaro na Presidência.