Na sexta-feira (29), quando o ‘Em Pauta’ entrou no ar, ao vivo, às 20h, a âncora Aline Midlej e três dos quatro comentaristas do dia — Demétrio Magnoli, Flávia Oliveira e Eliane Cantanhêde — vestiam branco. Coincidência festejada pela apresentadora da GloboNews. “Sextou, gente, com a soberania do branco no nosso quarteto de hoje. Coisa bonita de ser ver”, disse.
O único a destoar era o correspondente em Nova York, Jorge Pontual, com camisa xadrez em vermelho e preto. Ele fez careta ao perceber que não estava combinando visualmente com os colegas de programa. Na volta do primeiro intervalo, o veterano jornalista surgiu de camisa branca.
“O mundo queria um painel do ‘Em Pauta’ da paz, 100% branco”, comentou Aline ao notar a troca de figurino do comentarista. “Pontual, que gentil! Energia boa! Pontual, obrigado por nos dar esse presente.” A atitude simpática do correspondente produziu risos e aplausos. “Precisamos de paz e comprometimento”, completou a âncora.
Em seguida, apareceu no telão do estúdio a pneumologista Margareth Dalcolmo, convidada frequente na cobertura da pandemia de covid-19. “Eu deveria ter vindo de branco também, não é, Aline?”, brincou a médica, vestindo blusa preta com detalhes em azul. “Já passo a vida vestida de branco. Acabei de tirar o jaleco.” Os jornalistas riram. Poucos minutos depois, Margareth foi vista na Globo em matéria do ‘Jornal Nacional’. Estava de cinza.
Em televisão, é comum apresentadores vestirem branco às sextas. Acredita-se que a cor usada nesse dia atrai paz. Uma tradição que faz parte de religiões de matriz africana. Ana Maria Braga, por exemplo, sempre veste uma peça branca na sexta-feira para comandar o ‘Mais Você’.