Quando Barrados no Baile estreou na Globo, em 1992, a televisão brasileira praticamente ignorava os adolescentes. A programação era dirigida às crianças e aos adultos. Os ‘teens’ ficavam no limbo.
O seriado serviu para dar voz aos jovens e visibilidade a seus principais conflitos.
Abordou a iniciação sexual, o aborto, o uso de drogas, a traição entre amigos e outros temas de interesse de quem está começando a descobrir a vida.
O personagem Dylan McKay se tornou o namorado perfeito desejado pelas garotas brasileiras. Bonito, misterioso e sedutor, ele formava o casal principal com Brenda, vivida por Shannen Doherty.
Juntos, apareceram em capas de revistas mundo afora. O romance fez tanto sucesso que havia torcida para que extrapolasse a ficção e unisse seus intérpretes na vida real.
Aquele topete estiloso da caracterização de Luke Perry inspirou o visual de muitos marmanjos por aqui. O gesto de franzir a testa virou marca registrada.
O ator participou de oito das dez temporadas de Beverly Hills 90210 – título original do programa, em referência ao código postal da pequena cidade da elite californiana localizada ao lado de Los Angeles.
Após o fim de Barrados no Baile, em 2000, Perry passou anos sem conseguir um trabalho relevante na TV norte-americana.
A reabilitação artística ocorreu somente em 2017, quando surgiu no elenco de Riverdale, série de sucesso do canal The CW, disponibilizada no catálogo da Netflix.
A notícia de sua morte, aos 52 anos, em consequência de severo acidente vascular cerebral (AVC), comoveu trintões e quarentões em todos os cantos do planeta.
Luke deixa a noiva, Wendy Madison Bauer, e dois filhos de relacionamento anterior, Jake e Sophie, além da mãe, o padrasto e dois irmãos. Ele morava em Sherman Oaks, um distrito ao norte de Hollywood.
Na semana passada, o canal Fox anunciou que parte do elenco de Barrados no Baile se reunirá para gravar seis episódios de um ‘reboot’ (versão de uma atração de sucesso) inspirado na icônica série.
Luke Perry e Shannen Doherty foram descartados do projeto, sem explicação dos produtores. A atriz que fez Brenda está com 47 anos e luta desde 2015 contra um câncer de mama agressivo. Sua carreira estagnou.