Nos últimos meses de vida, Gugu Liberato teve momentos de intensa felicidade. Um deles foi presentear a mãe, dona Maria do Céu, com uma festa de 90 anos.
Em setembro, a comemoração reuniu parentes e amigos em Portugal, país de nascimento da matriarca dos Liberato e também do pai do apresentador, Augusto Claudino, falecido em novembro de 2009.
Gugu também estava radiante por ter surpreendido os três filhos – João Augusto, de 18 anos, e as gêmeas Sofia e Marina, de 15 – com a nova casa da família em Windermere, um vilarejo cercado por lagos nos arredores de Orlando, na Flórida. O apresentador mandou decorar a mansão ao gosto dos herdeiros.
Esses detalhes foram revelados ao Terra pelo maquiador e hairstylist Eduardo Sacchiero, que trabalhou com Gugu nos últimos 14 anos. “Ele estava numa fase muito feliz da vida”, conta o profissional de beleza. “Sempre me dizia para viver a vida intensamente. Gugu fazia isso todos os dias.”
Eduardo era uma das poucas pessoas com acesso irrestrito ao camarim do apresentador durante as gravações do reality Power Couple e do talent show Canta Comigo, atrações que comandava na RecordTV. “Gugu estava alegre pelo sucesso das recentes temporadas dos programas”, lembra Sacchiero. “Ele entendia tudo de TV e fazia aquilo com amor verdadeiro. Adorava divertir o público.”
A última vez do apresentador em um estúdio foi em outubro, quando a equipe do Canta Comigo gravou finais diferentes com os três finalistas – a votação dos telespectadores é que definirá o campeão e a versão do programa a ser exibida em dezembro. Nos bastidores, Eduardo sabia como agradar o “patrão”, como chamava Gugu. “Eu sempre maquiei muitas noivas e, nos casamentos, pegava vários bem-casados para o Gugu. Ele adorava quando me via chegar no camarim com os doces. Comia sorrindo.”
Bem-humorado, o apresentador aprontou uma pegadinha com Sacchiero recentemente. “Ele comprou uma barata de brinquedo para me assustar. Eu caí na brincadeira e ele riu sem parar”, relata.
O maquiador recorda de uma situação que, atrás das câmeras, deixou o apresentador abalado. “A mãe do Gugu adorava o Roberto Leal, que era português assim como ela. Quando o cantor morreu, em setembro, Dona Maria ficou bastante emocionada. Gugu também se entristeceu e mandou uma linda coroa de flores ao velório, para homenagear o amigo.”
Apesar de ser uma celebridade do primeiro time da TV, o apresentador fazia questão de blindar a vida privada para preservar a si mesmo e à família. “Gugu era tímido, muito na dele. Brincava apenas com quem tinha intimidade. Mas no dia a dia cumprimentava a todos, sem distinção. Era um homem humilde, simples”, afirma o hairstylist.
No dia 17 de dezembro, Eduardo Sacchiero vai lançar um livro de memórias a respeito de sua convivência com Hebe Camargo, a quem maquiou por 11 anos, até a morte da grande dama da TV, em 2012. “Sou sortudo por ter trabalhado com a maior apresentadora de todos os tempos e também com um dos melhores apresentadores que a televisão brasileira teve”, diz.
Ele pretende fazer uma homenagem ao patrão e amigo Augusto Liberato. “Assim que soube da morte, decidi colocar no papel todos os ensinamentos passados a mim por Gugu. Vai virar livro também. Aprendi muito ao conviver com o homem e o apresentador. Valores humanos que quero dividir com os milhões de fãs que vão lembrar dele com carinho, para sempre.”