Virou tradição: a teledramaturgia da Globo sobe e desce no ranking de audiência de tempos em tempos.
Nas últimas semanas, a ficção do canal começou a se revigorar depois de uma fase com perda de público simbolizada pela rejeição à recém-encerrada O Sétimo Guardião.
Sucesso instantâneo, a reprise de Por Amor é o melhor desempenho no Vale a Pena Ver de Novo desde 2017. Está com média de 16 pontos.
No ar há um mês e meio, Malhação – Toda Forma de Amar oxigenou o formato. Ganhou 10% de telespectadores em relação à antecessora Malhação – Vidas Brasileiras.
Na faixa das 18h30, a emissora carioca exibe Órfãos da Terra, novela com dramaturgia mais sólida nesse momento. Registra 21 pontos de média até agora. São 3 pontos acima do resultado da anterior Espelho da Vida.
Comédia escrachada sem compromisso com a qualidade, Verão 90 caiu no gosto de quem quer fugir da realidade deprimente do noticiário. Está em ascensão no Ibope.
Com apenas dez capítulos, A Dona do Pedaço superou o recorde de audiência de O Sétimo Guardião em um único capítulo: 36 x 35 pontos.
A trama a respeito de vingança e superação sinaliza o fim da crise na faixa das 21h. Demonstra vigor para igualar ou ultrapassar os índices de sucessos como O Outro Lado do Paraíso e A Força do Querer.
Apesar de ser massivamente criticadas nas redes sociais e assistir ao crescimento dos concorrentes (canais pagos, Netflix, YouTube etc.), a Globo mantém liderança folgada no horário nobre entre as maiores redes de TV.
Nem mesmo a artilharia pesada dos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro – que assumiu o papel de crítico número 1 da emissora – parece abalar o poder de atração e a influência do canal da família Marinho.
O crescimento de audiência das novelas globais levanta a suspeita de que há gente fazendo jogo duplo: critica a Globo, mas, sem ninguém ver, acompanha seus folhetins.
Veja também: