Morreu no sábado (16), aos 76 anos, o ator e dublê japonês Kenpachiro Satsuma. A família informou que a causa da morte foi pneumonia. Ele interpretou o monstro reptiliano Godzilla em oito filmes, de 1984 a 1995. O primeiro foi 'O Retorno de Gozdilla'.
Imprimiu sua marca ao resgatar o drama e a máxima agressividade do personagem, deixando de lado o comportamento cômico adotado por colegas em trabalhos anteriores do personagem.
Ex-operário de siderúrgica, Satsuma gostava do desafio de atuar sob o pesado figurino de borracha, mas o calor dentro da roupa era tão intenso que chegou a desmaiar várias vezes no set.
O ator começou a carreira interpretando guerreiros em tradicionais produções sobre samurais. Em 1971, vestiu o figurino de Hedorah (também conhecido como Hedoro e Smog), uma lagosta gigante inimiga do Godzilla.
Depois, fez outro rival do monstro pré-histórico, Gigan. Com a aposentadoria do primeiro artista a vestir o traje de Godzilla, Haruo Nakajima, a equipe testou alguns substitutos até que Satsuma aceitou o convite de diretores da produtora Toho para assumir a missão de dar vida à clássica criatura da cultura pop.
Criado no Japão, o ‘kaiju’ é um monstro gigante que virou um gênero próprio dentro da ficção científica, sempre associado à destruição de cidades e catástrofes ambientais.
Diante do sucesso no Oriente, Hollywood produziu vários filmes do tipo, como ‘Godzilla vs. Kong’, de 2021. Uma continuação, ‘Godzilla x Kong: The New Empire’, chegará aos cinemas em abril de 2024.
No momento, está em cartaz no Brasil ‘Godzilla Minus One’, que mostra o reaparecimento do monstro no Japão devastado após a Segunda Guerra.