Na manhã de quinta-feira (30), Karen Berg morreu de complicações de um câncer de esôfago. Ela tinha 77 anos. Era fundadora e líder do Kabbalah Centre, em Nova York, o mais famoso e importante centro de estudos da Cabala, a filosofia espiritual judaica que atrai pessoas das mais variadas religiões.
Karen ficou conhecida na mídia por ser mentora de Madonna durante os anos em que a cantora se dedicou aos estudos cabalísticos. A rainha do pop financiou vários projetos de divulgação dos ensinamentos do Kabbalah Centre mundo afora. A partir dela, outros artistas se tornaram cabalistas, como Ashton Kutcher, Demi Moore e Rihanna.
Em setembro do ano passado, Karen Berg fez previsões para 2020. "Será um ano tumultuado", disse a uma plateia. "Dinheiro, poder e posição social não serão suficientes. As pessoas vão cair das alturas mais altas. Vão cair do topo do poder que elas acreditam ter até o nada."
Em outro trecho da palestra, Karen Berg ressaltou, a partir de seus estudos astrológicos, o início de uma transformação inevitável no planeta e na humanidade.
"É um tempo em que aquilo que não é real, aquilo que não é construído com raiz espiritual, não vai aguentar. Até o final de 2020 nós não estaremos no mesmo lugar que estamos agora. O mundo está mudando."