Atleta olímpico de natação e praticante de surf, Pedro Lima adorava o mar. Foi perto das ondas que se despediu da vida. No sábado (20), teve o corpo encontrado na praia do Abano, em Cascais, a cerca de 35 km de Lisboa.
O ator tinha 49 anos e deixa a mulher, a ceramista Anna Westerlund, com quem pretendia oficializar a união em 2021, e cinco filhos, com idades entre 3 e 21 anos. Ele era um dos principais galãs do canal TVI, líder em audiência de novelas em Portugal.
No dia anterior à sua morte, Pedro Lima trabalhou normalmente nos estúdios da novela Amar Demais, com estreia prevista para setembro. Chegou a combinar um jantar com a colega de elenco Catarina Rebelo, sua filha no folhetim. Parecia tranquilo e feliz.
Tudo começou a mudar às 6h57 do sábado, quando o ator enviou por celular mensagens a alguns amigos. "Olhem pelos meus filhos", "Cuidem deles por mim" e "Ajudem a minha família", pediu o artista. A polícia foi acionada e começou a procurá-lo. Menos de três horas depois, o encontraram sem vida.
"Tinha golpes no pescoço, um profundo na zona da artéria carótida e outros menos profundos. Os peritos forenses acreditam que aqueles golpes foram executados pelo próprio. O Instituto de Medicina Legal fará uma autópsia para determinar a causa de morte", informou o portal luso Magg.
O drama pelo suposto suicídio de um dos maiores ídolos da televisão portuguesa ganhou ainda mais intensidade com a manifestação de um primo do ator, o jornalista Pedro Dentinho. "Estavas frágil e muitos de nós não vimos", escreveu no Facebook. "Muitos sabemos que a tua empresa estava desejosa de te descartar."
O desabafo do parente fez circular o boato de que Pedro Lima estaria deprimido por se sentir desprestigiado no canal onde trabalhava desde 1999. Foram 26 trabalhos na TVI, entre novelas e séries. No domingo (21), a emissora divulgou comunicado para se defender. Revelou que o artista teve recentemente o contrato renovado até junho de 2021 e negou problemas de relacionamento atrás das câmeras.
O ator nascido em Angola nunca trabalhou no Brasil, mas manifestava admiração pela teledramaturgia do País e gostava de interagir com artistas brasileiros. Foi assim quando encontrou Rodrigo Santoro em um seminário de atuação em Madrid, na Espanha, em fevereiro de 2019. Ele postou uma foto do encontro no Instagram.