Na TV, Daniel Alves critica os "antirracistas oportunistas"

Craque da Seleção diz que nunca se colocou como vítima de preconceito e pede "ativismo contínuo"

3 jun 2020 - 16h30
(atualizado às 16h58)

Na tarde desta quarta-feira (3), ao vivo no 'Visão CNN', da CNN Brasil, o jogador Daniel Alves, atualmente no São Paulo, desaprovou quem se posiciona contra o racismo apenas em determinadas ocasiões, "para se vangloriar" de tal ação politicamente correta, como agora devido à comoção mundial pela morte do segurança negro George Floyd, asfixiado pelo policial Derek Chauvin em abordagem violenta filmada em Minneapolis, nos Estados Unidos.

Daniel Alves reagiu a ofensa racista durante jogo do Barcelona seis anos atrás
Daniel Alves reagiu a ofensa racista durante jogo do Barcelona seis anos atrás
Foto: Instagram / Reprodução

Mais de uma vez, o atleta condenou o "oportunismo" daqueles que aproveitam para se autopromover nessas situações. Disse ser importante o "posicionamento contínuo" contra a discriminação racial. Ele também reprovou o "vitimismo" de quem enxerga racismo em tudo. "Não se pode achar que todo branco é racista", exemplificou.

Publicidade
Na CNN Brasil, Dani Alves foi entrevistado por dois âncoras negros, Luciana Barreto e Diego Sarza, e também pelo âncora Cassius Zeilmann, que já se emocionou no ar ao revelar ter testemunhado episódios de racismo
Foto: TV / Reprodução

Definindo-se como "ativista pacifista", o lateral-direito sugeriu às pessoas "agirem todos os dias" contra os preconceitos, e não somente quando há repercussão midiática de um caso específico. "Assim a gente conseguirá harmonia social e humanitária", afirmou.

Daniel Alves já sentiu o racismo na pele. Em 27 de abril de 2014, quando atuava pelo Barcelona, foi alvo de ofensa racista de um torcedor do Villarreal. O homem atirou uma banana na direção dele. Daniel surpreendeu o mundo ao pegar a fruta e comê-la em pleno jogo. A atitude irônica gerou a campanha #SomosTodosMacacos em repúdio à recorrente discriminação no futebol.

Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações