Simpática, elegante, discreta. Louise Mountbatten-Windsor, 17 anos, tem jeito de princesa, mas não possui o título apesar de ser neta da rainha Elizabeth. Norma monárquica de 1917 determina que filhos e filhas de filhos homens da rainha têm o direito ao status de príncipe e princesa. Mas a soberana ignorou a tradição em novembro de 2003, quando nasceu a primeira filha de seu caçula.
Na época, um comunicado do Palácio de Buckingham informou que Louise teria apenas o título nobiliárquico de ‘lady’, por ser filha de um conde, no caso, o príncipe Edward, Conde de Wessex. ‘Lady’ também era a denominação na nobreza de Diana Spencer, apelidada Lady Di quando solteira, filha do 8.º Conde Spencer, John Spencer. O irmão mais novo de Louise, James, de 13 anos, ganhou ao nascer o título de Visconde Severn — ele também não se tornou príncipe por decisão de Elizabeth II.
Por que a rainha negou aos filhos de Edward o direito de ser 'alteza real'? Simples e compreensível: ela quis tirar dos dois o fardo das obrigações de príncipe e princesa. Como ambos estão longe na linha de sucessão ao trono (hoje em 13.º e 14.º lugares), a monarca desejou que tivessem uma vida tranquila, livre das regras e interferências impostas aos membros da família mais próximos ao poder, como os príncipes Charles, William e Harry.
No funeral do príncipe Philip, Louise atraiu a atenção da imprensa pelo carisma. Conseguiu se destacar mesmo à sombra dos parentes mais famosos. Tabloides afirmam se tratar da neta predileta da rainha. As duas passam longas temporadas no Castelo de Balmoral, na Escócia. Interessadas por arte, costumam acessar juntas o acervo de desenhos e gravuras feitos pela rainha Vitória, tataravó da atual soberana.
Outra paixão que as une são os cavalos. Lady Mountbatten-Windsor gosta de guiar carruagens e já participou de competições do gênero. Antes de morrer, o avô Philip a presenteou com vários pôneis. No fim do ano, ao completar a maioridade, Louise poderá escolher ter uma vida comum ou assumir alguns compromissos ligados à realeza, principalmente na promoção de obras assistenciais.
A mãe dela, condessa Sophie, que teve atritos com a rainha por cometer gafes e falar demais a jornalistas, disse que vai apoiá-la seja qual for a decisão. Os tradicionalistas esperam que a primogênita do príncipe Edward arrume um noivo de sangue azul para um casamento real. As outras netas adultas de Elizabeth — Zara, 39 anos, Beatrice, 32, e Eugenie, 31 — se uniram a plebeu ou aristocrata sem título de nobreza ao invés de buscar um príncipe.
Veja também: