A serpente vista no primeiro capítulo de ‘Gênesis’ está dando bote no calcanhar da Globo. Logo na primeira semana no ar, a novela bíblica da RecordTV afetou a audiência do horário nobre da concorrente.
De 11 a 16 de janeiro, na semana anterior à da estreia de ‘Gênesis’, o ‘Jornal Nacional’ marcou média de 27.5 pontos na aferição feita pelo Ibope na Grande São Paulo. De 18 a 23, com o folhetim de Adão e Eva no ar, o telejornal registrou 25.5 pontos.
Essa queda de 2 pontos representa a perda de 410 mil telespectadores na área metropolitana da maior cidade do País. Parece pouco, mas se trata da média diária de público da Band e o dobro do que tem a RedeTV.
‘A Força do Querer’ também sofreu com o início bem-sucedido de ‘Gênesis’. De uma semana para outra, viu sua média de audiência encolher 1.2 ponto (29.4 contra 28.2). O folhetim perdeu 246 mil noveleiros no período.
Os primeiros quatro capítulos da produção da RecordTV (19 a 22 de janeiro) e a edição de melhores momentos no sábado (dia 23) renderam média de 14.3 pontos no Ibope, índice equivalente a 2,9 milhões de telespectadores em São Paulo e arredores.
Além do desempenho positivo no Ibope, ‘Gênesis’ mobilizou as redes sociais e foi bastante citada na mídia, gerando valiosa publicidade espontânea para a emissora do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal.
Enquanto isso, na Globo, a redução do número de intervalos e o aumento das chamadas tentam fazer o público não mudar de canal. Mas, pelo que o Ibope indica, muita gente caiu em tentação e comeu o fruto proibido oferecido pela ardilosa serpente de ‘Gênesis’.