Em 2019, eventos transmitidos na TV aberta brasileira geraram quase 25 bilhões de ações no Twitter, Instagram e Facebook, as três redes sociais mais populares. Os dados são da empresa Kantar Ibope Media.
Pelo que se nota, a maioria das pessoas fica com o controle remoto em uma mão e o smartphone na outra. Elas não se contentam apenas em assistir à programação: fazem questão de interagir com outros telespectadores conectados às mídias sociais.
Das 10 transmissões em TV aberta com mais visualizações no Twitter, 8 foram da Globo. A emissora da família Marinho prova que sua influência permanece forte, apesar da crescente concorrência e das tentativas de boicote.
Pela ordem, os momentos mais repercutidos no microblog: 1. Transmissão do Oscar (destaque para os comentários a respeito do filme sensação Pantera Negra); 2. O desfecho da vilã Jô (Ágatha Moreira) no último capítulo de A Dona do Pedaço); 3. A final do BBB19, com a vitória de Paula von Sperling; 4. A eliminação de Hana no BBB19; 5. A vitória de Rodrigo na disputa final do Master Chef Brasil com cozinheiros amadores); 6. A estreia do BBB19 com superparedão; 7. A apuração dos desfiles do Grupo Especial do Rio, com o triunfo da Mangueira); 8. A eliminação de Vinícius no primeiro paredão do BBB19; 9. O primeiro episódio de A Fazenda 11; 10. A desclassificação de Hariany no BBB19.
A vigésima edição do Big Brother Brasil, no ar desde janeiro, tem gerado enorme quantidade de tweets. O reality show da Globo certamente vai aparecer em destaque — ocupando várias posições — na lista de transmissões de TV com maior impacto na web em 2020.