No sábado (27), Xuxa Meneghel completou 58 anos. Um amigo do blog, fã da artista, observou: “O número de artistas dando parabéns para a Xuxa nas redes sociais é menor do que em outros anos”. Não se tratou de esquecimento, obviamente.
Vários amigos da apresentadora certamente se omitiram por receio de respingar neles os ataques direcionados a ela em reação à sugestão de usar presidiários com longas penas como cobaias para testes de remédios. “Pelo menos serviriam para alguma coisa antes de morrer, para ajudar a salvar vidas”, disse.
A declaração foi feita em live da Assembleia Legislativa do Rio e gerou onda de críticas. A fala da apresentadora foi associada a experimentos nazistas na época do Holocausto e ao conceito de eugenia, no qual se defende a exclusão de indivíduos ‘imperfeitos’ e ‘indesejados’ para melhorar geneticamente as futuras gerações.
Poucas horas depois, Xuxa postou um pedido de desculpas. “Eu errei”, admitiu. Em seu perfil no Instagram, o vídeo tem 2,5 milhões de curtidas, um dos maiores engajamentos já registrados na conta com 11,6 milhões de seguidores. Alguns famosos ignoraram o provável julgamento do tribunal da internet para apoiá-la.
A começar pela filha de Xuxa, a digital influencer Sasha. “Te amo”, escreveu a herdeira. O ator Marcelo Serrado postou emojis de palmas. “Quem nunca falou pensando no que viu... e alcançou o que nem imaginou!”, registrou a comediante Nany People. A apresentadora Ticiane Pinheiro deixou três corações.
“Quem nunca se expressou de forma errada na vida? Conhecemos o teu bom coração”, argumentou o cantor Buchecha. “Admiro muito sua atitude, Xu!! Errar, reconhecer o erro e pedir desculpa é pra quem tem o coração aberto à reflexão, ao diálogo e a expansão da consciência”, foi a mensagem deixada pela atriz e ex-paquita Bárbara Borges.
Em meio a congratulações pelo aniversário, muitos seguidores deixaram textos de reprovação às palavras de Xuxa na live. “Não adianta lutar pelos direitos dos animais e condenar seres humanos”, opinou um deles. A própria apresentadora entendeu isso. “Julguei, maltratei, usei palavras que não deveriam ter sido usadas”, disse na gravação. “Vocês que me prejulgaram, julgaram... Me julgaram certo, eu errei".