Após 18 anos, Roberto Irineu Marinho abriu mão da presidência do Conselho de Administração do Grupo Globo. Ocupava o posto desde a morte do pai, Roberto Marinho (1904-2003). Em dezembro de 2017, ele já havia deixado a presidência executiva do Grupo Globo, substituído por Jorge Nóbrega, que continua no cargo até hoje.
O novo presidente do Conselho da maior empresa de mídia do Brasil é João Roberto Marinho. Roberto Irineu passa a ocupar uma vice-presidência. O mais novo dos três irmãos, José Roberto Marinho, também é vice-presidente da holding. Na prática, pouco vai mudar na condução da empresa. Os herdeiros de Roberto Marinho são unidos e têm pensamento convergente.
O gradual afastamento de Roberto Irineu do dia a dia do Grupo Globo tem a ver com sua saúde. O empresário foi submetido a um transplante de fígado em março de 2020. Ele ficou na fila por quatro semanas até chegar sua vez de receber um órgão, de acordo com os rígidos protocolos que definem os receptores.
Em razão desse problema de saúde, o executivo buscou nos últimos anos ter mais qualidade de vida. Isso significa menos envolvimento direto com o gigantesco fluxo de trabalho imposto a quem comanda o Grupo Globo. Aos 73 anos, Roberto Irineu transmite poder aos irmãos e executivos de confiança e passa a acompanhar os negócios mais à distância.