O brasileiro tem fome de programas gravados em cozinha. A prova disso são os números das aferições realizadas pelo Target Group Index, da Kantar Ibope Media.
De janeiro a agosto deste ano, os tweets a respeito de seis produções do gênero – Bake Off Brasil/SBT, Masterchef Brasil/Band, Top Chef Brasil/RecordTV, Duelo de Confeiteiros Buddy vs Duff/RecordTV, Junior Bake Off Brasil/SBT e Mestre Cervejeiro/Globo – foram visualizados 371 milhões de vezes pelos usuários da rede social.
No Facebook e Instagram, três programas (Bake Off Brasil/SBT, Masterchef Brasil/Band e Top Chef Brasil/RecordTV), alcançaram 397 milhões de pessoas, com 8,8 milhões de reações.
Os números surpreendem por serem superiores ao da população brasileira (210 milhões de habitantes).
O sucesso desses realities nas redes sociais é bem maior do que a audiência deles na TV.
Os programas registram entre 4 e 10 pontos, com no máximo 2 milhões de telespectadores na Grande São Paulo.
A maioria dos telespectadores dessas atrações gastronômicas – e etílica, no caso do Mestre Cervejeiro – é de mulheres a partir de 25 anos.
Chama a atenção não apenas o apelo visual das delícias doces e salgadas (ou alcoólicas) preparadas diante das câmeras, mas também o clima de guerra entre eles.
Em algumas atrações, o roteiro explora clichês de novela. Transforma participantes em heróis e vilões – e atiça a competitividade do próprio público.
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