Respeitado jornalista investigativo do canal TVI, de Portugal, André Carvalho Ramos foi obrigado pela Justiça a pagar 4.300 euros (cerca de R$ 27 mil) ao ex-namorado, o também jornalista da mesma emissora Emanuel Monteiro.
Ele recebeu condenação do Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa por ofensa à integridade física em um processo de violência doméstica. Os dois mantiveram um relacionamento tumultuado entre junho de 2015 e junho de 2017.
Emanuel alegou que durante as recorrentes brigas, André o atacava com empurrões, beliscões e tapas. O motivo do descontrole seria ciúme excessivo. “Uma vez fiquei sem celular, trancado, impedido de fugir e pedir ajuda”, contou.
A vítima tomou coragem de revelar seu drama após saber do assassinato de um jovem gay por um ex-companheiro. Ele comemorou a vitória judicial. “Os comportamentos abusivos, em qualquer circunstância, devem ter consequências", disse.
A violência doméstica entre casais LGBT+ é pouco discutida, mas de acordo com a Escola Feinberg de Medicina da Northwester University, de Chicago, os índices de ocorrência são semelhantes ao de relacionamentos heterossexuais.
Um estudo do Centro de Prevenção e Controle de Enfermidades de Estados Unidos gerou a mesma conclusão. Por isso, quando episódios de comportamento abusivo com homossexuais famosos viram manchetes, a exemplo do que ocorreu com os jornalistas da TVI, esse problema social fica sob os holofotes.