Nesta terça-feira (9), ao parar na portaria do Palácio da Alvorada para conversar com apoiadores e comentar assuntos do dia com a imprensa, Jair Bolsonaro procurou o microfone da Globo entre os equipamentos de TV. Não o encontrou. "Não tá aqui a Globo... Saudade da Globo", disse, irônico.
A declaração foi transmitida ao vivo pela CNN Brasil, que ouvia o presidente a respeito da reunião do conselho do governo ocorrida mais cedo, e repercutiu nas redes sociais.
A Globo e a GloboNews deixaram de fazer plantão no local em 25 de maio, após suas equipes receberem repetidas ameaças. Os canais anunciaram que não mandariam seus profissionais ao Alvorada por temer pela segurança física deles.
Nos últimos dias, o jornalismo das duas emissoras engrossou o tom contra Bolsonaro. Seus telejornais passaram a criticar abertamente atitudes do presidente e de alguns de seus ministros. A gestão do combate à pandemia de covid-19 pelo Ministério da Saúde virou alvo de críticas contundentes nos canais da família Marinho.