De hoje (14) até o próximo dia 30 estão agendadas 61 transmissões de duplas e cantores sertanejos em plataformas como o YouTube. Na média são quase quatro lives a cada dia. Acontecerão na esteira do sucesso dos recentes shows online de Gusttavo Lima, Marília Mendonça e Jorge e Mateus, recordistas de público ao vivo e visualizações posteriores.
Recheadas de ações de merchandising, essas lives ajudam a compensar a queda abrupta no faturamento dos artistas por conta do cancelamento de shows. Em razão do distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19 não há previsão de retorno das apresentações. Especialistas em saúde afirmam que eventos com aglomeração de pessoas serão liberados somente a partir de julho ou agosto.
Com as finanças em risco, algumas celebridades do universo sertanejo já dispensaram funcionários e colaboradores. Foi o caso de Naiara Azevedo. A ex-participante do Show dos Famosos do Domingão do Faustão demitiu 140 pessoas de sua equipe. Ela prometeu recontratar a maioria quando a agenda profissional puder ser retomada.
As transmissões virtuais estreladas por ídolos sertanejos caíram no gosto de milhões de brasileiros confinados em casa como antídoto contra a apatia. Além disso, o formato despertou o interesse de emissoras de TV. A música ao vivo aliada à interação simultânea com telespectadores poderá ganhar mais espaço na programação.
A lista de 'lives' sertanejas tem sido divulgada e atualizada no perfil @marcusblognejo no Instagram. Existem apresentações marcadas até a metade de maio.