“Chamo todo mundo de bicha”, avisou Gilberto ao ‘bofe’ hétero Bill. O economista pernambucano, de 29 anos, foi o primeiro a entrar na casa do BBB21. A empolgação o fez sambar com direito a rebolada. Em outro momento, deu uma ‘descidinha até o chão’ ao dançar o refrão ‘Ai, como eu tô bandida’, de música de Pabllo Vittar com participação de outra competidora desta edição, a funkeira Pocah.
No vídeo de apresentação, o doutorando em Economia falou abertamente a respeito de sexualidade. “Eu sou bicha, e o que é que tem? Você tem que ser feliz do jeito que é”, disse. Ele contou ter se tornado missionário mórmon aos 19 anos com a intenção de “fugir do fato de ser gay”. O autoengano durou pouco. Hoje vive sem medo de se expressar com gírias (“babado, amigo!”) e trejeitos associados aos LGBT+.
Na divulgação da Globo, Gilberto foi apresentado como um homossexual que só namorou mulheres em razão dos dogmas de sua religião. A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias aceita o gay desde que ele não pratique a homossexualidade, assim como algumas outras comunidades cristãs.
Nas redes sociais, fãs do programa se dividiram. Muitos gostaram da irreverência do brother. Alguns o chamaram de ‘recepcionista’ por conduzir todos os que entraram depois dele. “Já senti que a casa era minha”, brincou o próprio ao conversar com Tiago Leifert. O fato de ele se assumir “bicha” logo de cara rendeu elogios. “Gilberto dá muita pinta em rede nacional, estou amando isso”, escreveu um usuário do Twitter.
Mas houve quem logo pegou ranço pelo excesso de animação e também por vê-lo como uma versão de Victor Hugo, o controverso psicólogo assexual do BBB20. Resta descobrir se Gil (como ele gosta de ser chamado) também terá um crush na casa. Na temporada passada, Victor Hugo irritou boa parte do público ao insistir na paixonite pelo colega hétero Guilherme Napolitano.
Em tempo: o primeiro comercial do primeiro intervalo do BBB21 foi da Avon — um dos patrocinadores do reality esse ano — promovendo a diversidade sexual. Moças e rapazes apareceram usando maquiagem de balada em tons de rosa. Publicidade em sintonia com o Big Brother Brasil mais LGBT+ de todos os tempos, com 5 representantes da comunidade: os gays Gilberto e João Luiz, e as bissexuais Karol Conká, Pocah e Lumena.