Dos 211 milhões de brasileiros, 28% têm acesso a algum pacote de TV paga. De acordo com a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), são 16,3 milhões de contratos e 60 milhões de telespectadores.
Esse índice de 2019 é igual ao de 2012: a crise econômica que afetou o orçamento de boa parte das famílias gerou milhares de cancelamentos de assinaturas nos últimos anos. O auge do mercado de TV paga no País foi em 2014, com 19,6 milhões de contratos.
Outro fator de prejuízo às operadoras é a concorrência crescente dos serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime. Com dinheiro curto, muitas pessoas foram obrigadas a optar entre os canais pagos e o conteúdo sob demanda.
O farto conteúdo exclusivo e o hábito de maratonar séries fez o streaming conquistar mais assinantes no Brasil. De acordo com a consultoria Ampere Analysis, até o final de 2020 haverá globalmente mais pessoas com acesso a alguma plataforma de streaming do que a uma TV paga.