A segunda-feira (15) na televisão brasileira rendeu pelo menos 15 dos assuntos mais repercutidos no Twitter nacional nas últimas 24 horas.
Alguns chegaram ao primeiro lugar dos Trending Topics, o ranking dos principais temas.
Foram os casos de #jãonoencontro (a respeito da participação do cantor no programa de Fátima Bernardes na Globo), #bandlixo (sobre comentário crítico à direita feito pelo âncora do Jornal da Noite Fabio Pannunzio e a estreia do historiador anti-bolsonarista Marco Antônio Villa na Rádio Bandeirantes) e #provapowercouple (relacionada a uma disputa de habilidade entre os casais do reality show comandado por Gugu Liberato na RecordTV).
Quatro novelas geraram hashtags: a reviravolta na trama da vilã Dalila (Alice Wegmann) em Órfãos da Terra, a estreia do folhetim português Ouro Verde na Band, a exibição do capítulo 40 de Topíssima na RecordTV e a cena final de A Dona do Pedaço, com a influencer Vivi Guedes (Paolla Oliveira) começando a ser desmascarada no altar pelo noivo traído Camilo (Lee Taylor).
Três filmes exibidos na Globo ganharam destaque no microblog. Na Sessão da Tarde, As Branquelas (com corte de cenas criticada nas redes sociais); Kung Fu Panda 3 na Tela Quente; e Carandiru no Corujão.
A final da competição entre famosos Super Chef no Mais Você de Ana Maria Braga (Globo), a estreia da quarta temporada do Lady Night de Tatá Werneck (Multishow) e a provocação do repórter Eric Faria ao comentarista Petkovic (SporTV) também produziram milhares de tweets no País.
Essa influência relevante da TV em apenas um dia de monitoramento da rede social ressalta o poder do veículo.
Comenta-se a respeito das crises de criatividade e audiência da televisão e, principalmente, da suposta morte iminente dos canais abertos. No entanto, a maioria dos brasileiros ainda vê e ecoa a programação dessas emissoras.
Entre eles, cresce a experiência da segunda tela. Milhões de telespectadores não acompanham mais a programação passivamente de seu sofá. Agora, celular em mãos, sobem posts simultaneamente – críticas, elogios, ironias, memes etc.
As maiores redes do Brasil têm investido na interação com os tweeteiros na expectativa de estimular esse hábito e, dessa forma, segurar o público dividido entre a TV e a internet.
Juntas, as cincos principais emissoras – Globo, SBT, RecordTV, Band e RedeTV – possuem 21,7 milhões de seguidores no microblog, número equivalente a 10% da população. Fazer essa gente toda ficar com a TV ligada é um desafio a essas empresas dependentes do resultado imediato no Ibope.