Neste sábado, dia 17, Clodovil Hernandes completaria 80 anos. O estilista, apresentador e deputado federal morreu aos 71, em março de 2009, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC).
O ‘Vídeo Show’ desta sexta-feira (16), apresentado por Joaquim Lopes e Sophia Abrahão, fez uma homenagem ao icônico costureiro.
No início dos anos 1980, Clodovil fez parte do elenco do programa ‘TV Mulher’. Comandava um quadro de sucesso no qual respondia dúvidas de moda das telespectadoras.
Obviamente ele ia muito além: falava de comportamento, mudanças sociais, feminismo, preconceitos e outros temas rotulados como polêmicos.
Em uma das sequências rememoradas no ‘Vídeo Show’, Clodovil reclama de pessoas que enviavam cartas para a sua casa, ao invés de destiná-las ao endereço da Globo. Uma bronca básica, bem ao estilo de Clô.
Após deixar a emissora carioca, em 1982, Clodovil teve programas na Band, extinta TV Manchete, CNT, Rede Mulher, TV Gazeta de São Paulo, RedeTV! e TVJB.
Ele imprimiu um jeito próprio de fazer entretenimento diante das câmeras. Valorizava a boa conversa, sem pressa, desconsiderando a ditadura da audiência aferida minuto a minuto.
Gostava de compartilhar com o público seu bom gosto em moda, decoração, etiqueta e cultura. E seus famosos chiliques motivados pelo temperamento explosivo eram um show à parte.
Clodovil Hernandes faz falta à televisão brasileira.