Caros e sem dar lucro, os telejornais crescem em importância nas eleições

O monitoramento diário das campanhas e os debates renovaram o poder de influência da TV aberta

7 out 2024 - 16h44

Um vencedor inquestionável das eleições municipais foi o telejornalismo. Com o X suspenso, os debates ganharam protagonismo absoluto. A atenção do país acabou capturada pela velha televisão. 

Na cidade de São Paulo, todos os canais que promoveram encontros de candidatos a prefeito tiveram crescimento de audiência no horário do confronto. 

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Aliás, até a propaganda eleitoral obrigatória surpreendeu com índices altos no Ibope. O interesse por uma disputa com resultado imprevisível atiçou o telespectador-eleitor. 

A cobertura do dia a dia das campanhas fez bem aos telejornais. Como William Bonner disse na transmissão da apuração, as emissoras foram obrigadas a dar mais destaque às eleições municipais, especialmente à da capital paulista, onde houve cadeirada, soco e outros excessos com apelo midiático. 

Em vários dias ao longo da cobertura do 1º turno, o ‘Jornal Nacional’, o ‘Jornal da Record’ e o ‘Jornal da Band’ foram os programas mais vistos de seus respectivos canais, superando as novelas. 

O ‘SBT Brasil’, o ‘Jornal da Gazeta’, o ‘Jornal da Cultura’ e o ‘RedeTV News’ figuraram entre as atrações de maior público em suas emissoras correspondentes. 

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Como se sabe, o telejornalismo requer alto investimento e nunca dá lucro. Silvio Santos sempre reclamou dessa dinâmica. Mas o saldo em audiência e credibilidade supera os gastos. 

A cobertura das eleições municipais serviu para reforçar a importância do jornalismo profissional contra as fakes news e mostrar que uma das garantias de futuro para a criticada TV aberta é se dedicar cada vez mais ao noticiário ao vivo.

Christina Lemos (Jornal da Record), William Bonner (Jornal Nacional), Adriana Araújo (Jornal da Band) e César Filho (SBT Brasil): noticiário em alta
Christina Lemos (Jornal da Record), William Bonner (Jornal Nacional), Adriana Araújo (Jornal da Band) e César Filho (SBT Brasil): noticiário em alta
Foto: Reproduções
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