A equipe de Brasília da GloboNews ganhou o reforço de dois jornalistas experientes. Erick Rianelli, com 9 anos de TV Globo, e Pedro Figueiredo, 11 anos na emissora, ambos atuando no Rio, estão agora na cobertura dos Poderes da República.
A estreia de ambos aconteceu no fim de janeiro em participações ao vivo em telejornais como ‘Conexão GloboNews’ ‘GloboNews Mais’ e ‘Edição das 18h’. No ar, receberam as boas-vindas de âncoras e outros repórteres, inclusive do apresentador do ‘Em Pauta’, Marcelo Cosme, também gay declarado.
Erick e Pedro se casaram no civil em maio de 2018. Em junho do ano passado aconteceu uma cerimônia com festa para 200 convidados. Eles se conheceram na redação do ‘Bom Dia Rio’, em 2014. Logo passaram a namorar e dividir a paixão pelo jornalismo.
Em dezembro de 2019, o Sala de TV comentou a respeito da coragem do casal. “Há muitos repórteres homossexuais no telejornalismo brasileiro, mas poucos dão a cara a tapa. A maioria prefere manter a orientação sexual sob sigilo”, diz trecho daquele post.
A posição privilegiada na televisão e na sociedade não livra Erick e Pedro da homofobia. Em um hotel na Praia do Forte, na Bahia, foram colocados em um quarto com duas camas de solteiro, apesar de terem feito a reserva para cama de casal. “Só aceitaram trocar nosso quarto depois que ameaçamos chamar a polícia”, relataram nas redes sociais.
Os jornalistas compartilham no Instagram a rotina profissional e momentos de amor explícito. A seu modo, eles promovem relevante ativismo contra a discriminação e a favor do respeito à diversidade. “Não há espaço pra vergonha, mas sim pra sentir orgulho em ser quem somos. A luta é diária. Vamos em frente”, escreveu Pedro em um post antigo.