Cobertura do JN empolga e assusta os presidenciáveis

Visibilidade no principal telejornal do País pode atrair eleitores ou produzir perda de votos

22 ago 2018 - 12h59
(atualizado às 13h00)

O Jornal Nacional começou a cobertura da campanha dos candidatos à Presidência mais bem posicionados nas pesquisas de intenção de votos.

Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, Jair Bolsonaro e Marina Silva passaram a ter as atividades acompanhadas por equipes de reportagem da emissora.

Publicidade

Esse espaço diário no telejornal de maior audiência da televisão brasileira vale tanto quanto os programas eleitorais que serão exibidos a partir do próximo dia 31.

Em ordem alfabética, Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, Jair Bolsonaro e Marina Silva: de olho na publicidade valiosa no horário nobre da Globo
Em ordem alfabética, Ciro Gomes, Geraldo Alckmin, Jair Bolsonaro e Marina Silva: de olho na publicidade valiosa no horário nobre da Globo
Foto: Reproduções / Reproduções/Facebook oficial dos candidatos

Falar ao microfone do JN dá a oportunidade de expor opiniões e apresentar projetos, além de mostrar a circulação do candidato pelo País e a receptividade nos mais variados ambientes: de escolas a reuniões de banqueiros, de feiras livres a encontros de empresários.

Estar na tela da Globo no horário nobre, ainda que por poucos segundos, amplia a chance de conquistar mais votos. 

Somente na Grande São Paulo, o telejornal comandado por William Bonner e Renata Vasconcellos chega a ter mais de 7 milhões de telespectadores numa única edição.

Publicidade

Sabe-se que algumas assessorias de presidenciáveis produzem eventos pouco relevantes – como caminhadas curtas em áreas populares – apenas para garantir que o candidato apareça no Jornal Nacional. Vale tudo pela publicidade espontânea no mais popular e influente veículo de comunicação do País.

Por outro lado, marqueteiros e caciques políticos temem o poder destrutivo do JN. Notícias negativas transmitidas no jornalístico são capazes de ceifar numerosos votos. Afinal, muitos brasileiros se pautam principalmente no que veem na TV para decidir o candidato a ser apoiado.

Mais uma vez, o telejornalismo exerce papel determinante numa eleição e, consequentemente, na decisão sobre o futuro do Brasil. Em tempos de fake news, a informação difundida pela TV ganha cada vez maior valor.

Veja também

Juliana Paes passeia de moto com o marido em Amsterdã: 'Chegamos'. Vídeo!
Video Player
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se