Como a Globo tentou tirar dois astros do SBT antes do flerte para atrair Eliana

Silvio Santos precisou agir rapidamente para evitar desfalques no seu elenco principal

22 abr 2024 - 11h02

Eliana vai ou não para a Globo? Saberemos apenas em junho, quando ela irá se despedir do SBT após 15 anos de sua segunda passagem pela emissora. Sabe-se que há interesse do canal líder no Ibope, onde o marido da estrela, Adriano Ricco, trabalha como diretor de programas. 

A Globo já tentou tirar dois apresentadores fundamentais ao SBT. Na época, Silvio Santos precisou fazer grande esforço para não sofrer abalo em seu elenco. 

Publicidade

Em 1988, a emissora carioca contratou Gugu Liberato. O artista comandaria a atração principal nas tardes de domingo. Iria concorrer com seu ex-patrão e ídolo. 

Ao saber que a negociação estava sacramentada, Silvio pegou Gugu e os dois foram de ponte-aérea até o Rio. O dono do SBT pediu para falar com o proprietário da Globo, Roberto Marinho. 

Era a primeira vez em 12 anos que eles ficavam frente a frente desde que o apresentador havia deixado o canal por se sentir maltratado. Ele virou rival ao levar seu programa para a extinta TV Tupi.

Com carisma e o dom de convencimento, Silvio explicou que não poderia ficar sem seu principal apresentador. Marinho compreendeu os argumentos e liberou Gugu do compromisso. “Nossos advogados vão resolver”, avisou o empresário. Na sequência, a Globo contratou Fausto Silva, que era da Band. 

Publicidade

Gugu Liberato morreu aos 60 anos em novembro de 2019 sem nunca ter sido apresentador na Globo. Sua última casa foi a Record, onde comandou diferentes programas, sendo ‘Canta Comigo’ o último deles.

Gugu chegou a assinar contrato com a Globo, Portiolli desistiu de ir para o canal no último minuto e Eliana pode ser a nova estrela da emissora carioca
Gugu chegou a assinar contrato com a Globo, Portiolli desistiu de ir para o canal no último minuto e Eliana pode ser a nova estrela da emissora carioca
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV

No final da década de 1990, Celso Portiolli fazia sucesso à frente do ‘Passa ou Repassa’. Quando o diretor Roberto Talma deixou o SBT para voltar à Globo, fez o convite ao jovem apresentador para ocupar a faixa do sábado à tarde no canal concorrente. 

“Quanto você ganha?”, perguntou o veterano. “Ganho x”, respondeu Celso. “Pago 10 x”, ofereceu Talma. “E de luva, você vai ter 100 x.” Luva é o termo para o dinheiro pago a um profissional para convencê-lo a trocar de emprego. 

Portiolli aceitou. “Faltava só assinar o contrato”, relembrou em entrevista no podcast ‘Flow’. Ao ser informado, Silvio Santos entrou em campo. “Você não deve ir para a Globo agora. Está muito novo, cru, perigoso se queimar”, disse. 

Publicidade

O criador do SBT fez uma contraproposta que incluía, além de aumento de salário, inserções para que Celso divulgasse produtos próprios, como CDs e shows. E assim o apresentador permanece no canal há 28 anos. Hoje, ele é o único que eventualmente supera a Globo na aferição de audiência. 

Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações