Na tarde de sábado (28), o jornalista Pedro Paiva fez um post, reproduzido abaixo, em tom de desabafo para anunciar sua saída da RedeTV!, onde atuava como correspondente internacional baseado em Nova York. “... me demiti da emissora e encerrei um relacionamento de trabalho abusivo.”
Ele criticou o tratamento do canal aos colaboradores no exterior. “Todos os correspondentes são extremamente precarizados. Recebem por trabalho, sem nenhum direito trabalhista”, denuncia. “Um valor totalmente defasado para cobrir as despesas básicas em dólar e euro, mesmo daqueles que trabalham todos os dias, como era o meu caso.”
Paiva afirma que “o pagamento nunca é feito em dia”. “Às vezes, atrasa uma, às vezes atrasa duas semanas”, diz. “Se o correspondente precisa viajar para fazer uma cobertura, ele deve pagar do próprio bolso e aguardar o ressarcimento dos gastos.” O repórter dá como exemplo a demora de “quase 1 mês” para ser reembolsado por uma viagem a Washington.
Acusa a emissora de descaso ao ser cobrada por informações sobre os pagamentos. “... como se o trabalhar tivesse pedindo um favor.” Afirma que, em setembro, precisou fazer um “dossiê de 113 páginas” ao departamento financeiro para provar as matérias produzidas e, assim, garantir o pagamento. “Uma humilhação total.”
Segundo Pedro Paiva, os correspondentes do canal fizeram uma paralisação como protesto. Diz que decidiu se demitir após novo atraso de salário dos repórteres no exterior e fala em “visível represália por não termos aceitado o abuso”.
O jornalista aponta “abuso por parte da TV” e reclama de “eterno estado de ansiedade e apreensão”. “Desde o meio do mês não consigo dormir direito, não consigo me concentrar em nada.” Nos últimos dias, ele fez a cobertura da Assembleia Geral da ONU em Nova York, com destaque para a participação do presidente Lula.
Apesar de dizer que trabalhar na RedeTV! “foi a pior experiência” de sua carreira, Paiva ressalta que a empresa “está repleta de jornalistas incríveis”. “Sair da RedeTV! não foi fácil. Foi meu primeiro trabalho de correspondente para uma emissora de TV aberta. Pensei muito se não valia engolir mais abusos em prol da minha carreira. Decidi, porém, priorizar minha saúde e sanidade mental. Afinal, minha saúde vale muito mais do que uma emissora com traço de audiência.”
Graduado pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pedro Paiva mora em Nova York desde 2021. Trabalhou como produtor do programa ‘América News’, da Globo Internacional, e colabora com vários veículos de imprensa, a exemplo do Brasil 247, Brasil de Fato, Revista Híbrida e USBRTV.
O espaço da coluna está aberto para a manifestação da RedeTV!.