Dizem que os números não mentem. A partir disso, podemos afirmar que o SBT vai muito bem, obrigado. A coluna teve acesso a um levantamento de audiência que mostra a boa fase do canal no Ibope.
Em setembro, houve crescimento de público no PTN (Painel Nacional de Televisão, que abrange as 15 principais áreas metropolitanas), na Grande São Paulo e também no Rio.
Segundo a análise, o SBT foi a única rede de TV aberta a crescer em audiência em todas as faixas horárias pelo segundo mês seguido. Nada mal a uma emissora alvo de tantos rumores de crise nas últimas semanas.
Na média 24 horas no PTN, o SBT acumulou 2% de crescimento em relação a agosto e encerrou setembro com 2,5 pontos de média mensal. No horário nobre, das 18h às 24h, marcou 3,7 pontos de média, índice 2% maior.
Na média/manhã, das 6h às 12h, houve 1% de aumento de telespectadores na comparação com o mês anterior. Encerrou o período com 1,7 ponto de média.
Durante a tarde, das 12h às 18h, o canal conseguiu 3,4 pontos de média e apresentou 3% de crescimento. Na madrugada, das 24h às 6h, registrou 1,4 ponto de média, 2% a mais ao compararmos com agosto.
A Grande São Paulo é o mercado mais importante do país por servir de base às agências publicitárias que distribuem bilhões de reais da verba de seus clientes para anúncios nos intervalos da TV.
O SBT foi a única emissora a registrar crescimento na média das 24 horas, manhã, tarde, noite e madrugada nesta praça, com 3% a mais de público, atingindo média 3,2 pontos em setembro.
No horário nobre de SP, marcou 4,7 pontos de média e acumulou aumento de 4%. Na média/manhã, subiu 1%, com 2,4 pontos de média.
A programação vespertina rendeu 3,7 pontos de média, 4% a mais na comparação com agosto. A madrugada também surpreendeu na audiência paulistana: 2,0 pontos de média.
O desempenho no Rio de Janeiro foi igualmente positivo: na apuração de 24 horas, o canal marcou 2,2 pontos de média e registrou 3% de crescimento.
Entre os destaques de desempenho de público do SBT nas últimas semanas estão o ‘Show do Milhão’, com Patrícia Abravanel, que chegou a superar a Globo, as transmissões do futebol e o ‘Domingo Legal’ com Celso Portiolli.