Neste domingo (26), a primeira matéria do ‘Fantástico’ revelou a ação de golpistas que desviam doações às vítimas das enchentes no RS e exploram a onda de solidariedade para enganar pessoas e conseguir lucro fácil.
Alguns anúncios falsos com uso de Inteligência Artificial usaram a imagem e a voz do empresário catarinense Luciano Hang, das lojas Havan.
Em um dos vídeos manipulados, ele anuncia a venda de aparelhos de ar-condicionado por apenas R$ 149,00, valor muito abaixo do preço de mercado.
Hang concedeu entrevista à Globo. “A voz é minha, mas é tudo falso”, alertou. “As pessoas precisam, quando a oferta é muito boa, chegar no site oficial da empresa ou da pessoa, e lá bater se a informação é mesmo válida.”
Alvo de antiga ação da Polícia Federal no inquérito das fake news no governo de Jair Bolsonaro, o empresário acabou sendo ele próprio, agora, vítima de mentiras explorando sua popularidade nas redes sociais.
Aliado do ex-presidente, Hang chegou a boicotar a Globo por alguns meses, quando deixou de anunciar nos intervalos da emissora da família Marinho por discordar da cobertura jornalística do então governo bolsonarista. Depois, retomou o investimento em propaganda na TV com maior audiência do país.
Segundo ranking da revista ‘Forbes’, o ‘Véio da Havan’, de 61 anos, possui fortuna de 2,3 bilhões de dólares, equivalentes a R$ 11,8 bilhões. Individualmente, ele é mais rico do que cada um dos três irmãos do clã Marinho, donos da Globo.