Apresentador do Brasil Urgente, da Band, José Luiz Datena recebeu uma informação no programa de segunda-feira que o heptacampeão do mundo Michael Schumacher, que está em coma desde 2013, teria morrido.
O veterano apresentador começou a checar a informação ao vivo e se irritou com a produção após ver que nenhum veículo do mundo tinha dado a notícia.
Datena ainda usou uma expressão conhecida para dizer que a equipe deveria apurar a notícia com calma. "Tem uma notícia ai... 'Macaco velho não põe a mão em cumbuca'. Tem uma notícia de que o Schumacher teria morrido. Eu entrei em quatro sites e até agora não apareceu nada. Vocês (produção) no afã de dar um furo mundial podem dar uma orelhada (noticiar fake news)", iniciou ele.
"Pode ser até que tenha acontecido, pois ele estava muito mal após o acidente. Estou no site de um jornal alemão, um dos maiores, e não tem absolutamente nada. Então chequem direito para não matar as pessoas antes do tempo. Tem alguns que a gente tem vontade, mas não pode matar o cara na televisão", concluiu.
Depois Datena cobrou a fonte da notícia e a produção informou que foi passada por um diretor da Band. Datena ponderou a situação e lembrou que ele poderia ter recebido por ser a Band a dona dos direitos da Fórmula 1 no Brasil. Mas depois "aconselhou" que o diretor, que não teve o nome citado, "checasse" direito.
Datena pergunta a fonte da notícia. O estúdio fica em silêncio. pic.twitter.com/f5uZaBt26G
— Kauhan Fiaux (@fiakau) August 29, 2022
O assunto repercutiu na internet e muitas pessoas criticaram o programa. Apesar da ponderação de Datena, o apresentador também foi criticado.
"Eu espero que chegue pelo menos em alguém que cuida da mídia da família Schumacher e processe esse homem (Datena). A gente nunca tem notícia sobre o caso do Michael e é lógico que não vai ser o Datena que vai ter em primeira mão essa noticia que ele soltou sem mais, nem menos", disse um internauta.
"Digo mais: essa fake news do Datena sobre o Schumacher é algo embaraçoso demais para a emissora oficial da Fórmula 1 no Brasil. Retratação é o mínimo do mínimo", falou outro.
Também tiveram comentários que defenderam o posicionamento de Datena. "Datena não anuncia a morte. Apenas relata o que ouviu em algum canto e questiona a notícia. Por mim, nada demais".
"O real problema das pessoas hoje: Compreensão! O Datena, ao vivo, recebe uma mensagem da morte do Schumacher. Imediatamente fala sobre não ter comprovação e para que procurem pois ele não achou. Resultado: 90% das pessoas dizem que ele afirmou (a morte) e que a família devia processar ", afirmou outro.