Debate na Band foi mais importante às campanhas do que sabatinas no ‘JN’ 

Pesquisa Datafolha mostra ainda que os programas do horário eleitoral ainda não beneficiaram Bolsonaro e Lula

2 set 2022 - 06h35
(atualizado às 06h41)

Encomendada pela TV Globo e ‘Folha de S. Paulo’, a nova pesquisa Datafolha mostra o poder de influência do 1º debate com presidenciáveis, realizado no domingo (28), na Band, com transmissão também pela TV Cultura. 

Candidatos com desempenho melhor avaliado pelos comentaristas de TV e por alguns levantamentos, Ciro Gomes e Simone Tebet subiram na pesquisa. 

Publicidade

O pedetista, de 7% para 9%. A emedebista, de 2% para 5%. Para ambos, a visibilidade na Band rendeu mais promessas de votos do que a participação no ‘Jornal Nacional’, quando tiveram performance mediana e menos audiência do que as entrevistas com Bolsonaro e Lula. 

Já o atual presidente e o ex-presidente, que foram elogiados pela desenvoltura no ‘JN’, porém criticados pela postura no debate – Bolsonaro pelo descontrole emocional e Lula em razão do discurso apático – não têm o que comemorar com a pesquisa Datafolha. 

O candidato à reeleição se manteve estagnado em 32%, quando precisaria reagir para se aproximar do líder. O candidato petista oscilou negativamente 2 pontos.

O debate na Band deu fôlego aos candidatos da Terceira Via
O debate na Band deu fôlego aos candidatos da Terceira Via
Foto: Reprodução

O confronto de presidenciáveis na Band marcou média de 13.7 pontos, índice bem menor do que o das sabatinas na Globo: 25.3 (Simone Tebet), 28.5 (Ciro Gomes), 31.7 (Lula), 32.6 (Jair Bolsonaro). 

Publicidade

Podemos concluir que nem sempre a melhor audiência na TV gera o maior impacto na opinião do eleitorado. 

Ao mesmo tempo, se confirma a previsão dos analistas políticos de que, na eleição deste ano, a televisão será tão ou mais importante do que as redes sociais. 

Os dados mais recentes do Datafolha indicam ainda que o horário eleitoral na televisão, no ar desde 26 de agosto, ainda não produziu efeito positivo aos dois primeiros colocados nas intenções de voto. 

Ainda é cedo para avaliar a eficácia da propaganda obrigatória. Os programas desta campanha de 1º turno serão exibidos até o dia 29. Tempo suficiente para influir nos números de futuras pesquisas.

As sabatinas no 'JN' geraram mais visibilidade do que pontos nas pesquisas
Foto: Divulgação/TV Globo
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se