A dispensa da apresentadora Nadja Haddad, do SBT, surpreendeu a imprensa, os colegas de TV e o público. Ela comandava o bem-sucedido reality show de confeitaria ‘Bake Off - Mãos na Massa’.
Após quase 10 anos de parceria, o canal de Silvio Santos decidiu não renovar o contrato da jornalista. Para futuros trabalhos, o vínculo será por obra certa, ou seja, com validade apenas durante a gravação do programa.
Esse modelo foi adotado por Globo e Record em sua teledramaturgia. Dispensaram a maioria dos atores contratados que recebiam salário fixo mesmo quando estavam fora do ar, à espera de nova escalação.
Antes gigantescos, os elencos estão cada vez mais enxutos. É uma mudança sem volta. Todos os canais buscam economizar para reverter prejuízo ou aumentar o lucro – e, assim, ter mais dinheiro para investimentos em tecnologia e na programação.
Não há mais interesse em bancar a cara exclusividade de atores e alguns apresentadores. Perdeu-se o temor de que o famoso possa levar audiência para a concorrência. Os canais estão mais preocupados em manter as contas no azul, doa a quem doer.
Por isso, o SBT abriu mão também da atriz Sophia Valverde, protagonista de ‘Poliana Moça’, exibida na faixa das 20h30.
O contrato terminou em dezembro — quando ela já havia gravado todas as cenas da novela — e não foi renovado. Estava no canal desde 2013.
Na Record, repercutiu a dispensa de Cristiane Fridman. Como autora principal, coautora ou colaboradora, ela escreveu nove novelas na emissora, algumas com boa audiência, como ‘Chamas da Vida’ e ‘Vidas em Jogo’.
Assim como acontece na Globo, o canal do bispo Edir Macedo pretende manter contratados somente autores com produções aprovadas.
Afetados por essa nova relação de trabalho, estão livres no mercado grandes dramaturgos da televisão, como Aguinaldo Silva (‘Tieta’, ‘Senhora do Destino’, ‘Império’), Alcides Nogueira (‘Força de um Desejo’, ‘I Love Paraisópolis’, ‘Tempo de Amar’) e Elizabeth Jhin (‘Escrito nas Estrelas’, ‘Amor Eterno Amor’, ‘Além do Tempo’).
Entre atores e apresentadores, foram dispensados recentemente Osmar Prado, Marieta Severo e Fernanda Lima, entre outros. Na TV, ter um contrato fixo de longo prazo virou artigo de luxo para poucos, muito poucos.