Na segunda-feira (4), ‘Mania de Você’ registrou praticamente a mesma audiência do capítulo de estreia da novela das 18h, ‘Garota do Momento’. O placar foi 21,2 a 21,0 pontos.
Essa proximidade no Ibope era impensável até pouco tempo. O folhetim das 9 sempre atraiu público bem maior do que as produções do início da noite. O atual abriu uma crise na Globo.
Mas, talvez, seja apenas o ‘novo normal’ na TV aberta, com perda crescente da preferência dos brasileiros privilegiados com acesso aos canais pagos e às plataformas de streaming.
A emissora fez o possível para alavancar os índices de ‘Mania de Você’: reeditou capítulos, antecipou viradas, aumentou a equipe de roteiristas. Por enquanto, sem efeito positivo no Ibope. A média parcial de 21 pontos – após 50 capítulos – é menor que a média geral de todas as novelas das 21h.
Enquanto isso, na Record, a produção turca ‘Força de Mulher’ bate recorde atrás de recorde. O capítulo do dia 4 marcou 8,8 pontos de média, garantindo a vice-liderança no ranking.
A trama euro-asiática, gravada entre 2017 e 2020, estreou na TV aberta brasileira em julho, sem alarde, após ser lançada na plataforma Max e no canal pago TNT Novelas.
Hoje, frequentemente, é o programa mais visto de toda a programação da Record. Supera com folga as reprises das novelas bíblicas ‘O Rico e o Lázaro’ e ‘Gênesis’.
No SBT, outra surpresa: o desempenho da mexicana ‘Quando Me Apaixono’, exibida à tarde. Tem consolidado mais público do que a reapresentação de ‘As Aventuras de Poliana’ e a inédita ‘A Caverna Encantada’. No dia 4, foi a atração mais assistida na grade regular da emissora.
Exibido originalmente no Canal de las Estrellas, do grupo Televisa, entre 2010 e 2011, o dramalhão já havia sido transmitido no SBT há 4 anos e na Record Europa em 2023. O bom resultado desta reprise surpreende a todos.