Tempestade perfeita é o termo para a conjunção de fatores negativos com resultado catastrófico. Aplica-se à faixa das 21h da Globo neste momento.
Após mais de 20 capítulos, ‘Mania de Você’ não decola no Ibope e não empolga as redes sociais. Se uma novela não ‘pega’ no primeiro mês, dificilmente cairá no gosto popular depois disso.
Os problemas começaram logo na semana de estreia, com dois capítulos exibidos em horários atípicos devido à transmissão de partidas de futebol. Erro grave do departamento de programação.
Após a frustração com a audiência das três antecessoras (‘Renascer’, ‘Terra e Paixão’ e ‘Travessia’), a Globo demonstrou pressa em conseguir a recuperação de público em seu principal (e com anúncios mais caros) horário de ficção.
Indiferente à vontade do autor João Emanuel Carneiro, a edição retalhou alguns capítulos para deixar a trama mais ágil e entrar logo na segunda fase. Muitas cenas foram parar no lixo. A expectativa era de melhorar os índices fracos.
Não surtiu efeito. Pior: muita gente reclamou do ritmo acelerado dos acontecimentos. A dinâmica da história, com viradas constantes dos personagens, exige atenção acima do normal.
‘Mania de Você’ seria perfeita para uma plataforma de streaming, assim como o trabalho anterior de Carneiro, ‘Todas as Flores’, sucesso no Globoplay depois transportado para a tela da Globo na faixa das 22h30.
Com teledramaturgia enfraquecida pelos insucessos recentes, a emissora precisava agora de uma novela popular, de fácil entendimento e personagens carismáticos. ‘Mania de Você’ não oferece nada disso.
A ambiguidade e o drama pouco convincente dos protagonistas são um convite à indiferença do público. Nada pior a um noveleiro do que ficar confuso sobre a quem torcer. ‘Ela é mocinha ou vilã, ele é mau ou vítima?’
Sempre que João Emanuel Carneiro apresenta uma obra, há inevitável esperança de ser uma nova ‘Avenida Brasil’, fenômeno de popularidade na TV e na internet em 2012. ‘Mania de Você’ está mais para ‘A Regra do Jogo’, folhetim soturno e pouco atrativo com audiência insatisfatória, lançado 3 anos depois.
A atual novela das 9 enfrentará o temido fim de ano, época em que menos aparelhos de TV ficam ligados devido às festas. Na sequência, as férias de janeiro, com igual adversidade.
Na Globo, havia a certeza de que ‘Mania de Você’ levantaria a bola no Ibope para o aguardado remake de ‘Vale Tudo’, no ar em março, como parte das comemorações dos 60 anos da emissora. Hoje, o clima nos corredores é de desânimo e incerteza.