Duda Santos como Beatriz em ‘Garota do Momento’, produção que estreia hoje às 18h. Jéssica Ellen vivendo Madá em ‘Volta por Cima’ às 19h. Gabz na pele de Viola em ‘Mania de Você’ às 21h.
Três atrizes negras como protagonistas das 3 novelas inéditas da Globo. Um momento memorável na história das telenovelas brasileiras.
Até pouco tempo, atrizes de pele escura eram vistas quase sempre como escravas, empregadas domésticas ou amigas da personagem principal.
O avanço da luta contra o preconceito racial no País mais miscigenado do planeta e a cobrança social por maior representatividade na TV obrigaram a emissora a rever suas escalações.
Um passo importante foi ter Taís Araújo como protagonista de ‘Da Cor do Pecado’, trama das 7 da noite exibida em 2004. Uma espécie de teste da aceitação do público e dos anunciantes.
Duas décadas depois, a presença de negros em papéis de destaque aumenta a cada nova novela ou série. Não se trata de um favor, e sim de correção histórica e justiça a tantos talentos.
No horário nobre do canal de maior audiência, Duda, Jéssica e Gabz representam cerca de 57 milhões de brasileiras pardas e pretas, segundo o último Censo do IBGE. Representam, na verdade, todas as mulheres.