Após ganhar o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama, Fernanda Torres voltou a ser um dos nomes mais comentados nas redes sociais. A atriz brasileira foi elogiada por estrelas como Jamie Lee Curtis, mas também enfrentou críticas relacionadas a uma polêmica antiga.
Nesta quinta-feira (16), um perfil em inglês no X (antigo Twitter) reacendeu o debate ao compartilhar um vídeo da atriz em uma cena da série "A Comédia da Vida Privada", exibida na Globo entre 1995 e 1997. Na cena, Fernanda interpretava uma empregada doméstica, com o corpo completamente pintado de preto, caracterizando o chamado "blackface".
Blackface é uma prática que consiste em pessoas brancas se pintarem de preto para interpretar papéis de pessoas negras. A origem dessa prática remonta ao século XIX, nos Estados Unidos, em espetáculos de teatro e shows de minstrel, onde pessoas brancas caricaturavam pessoas negras de forma estereotipada e racista.
Ao longo dos anos, o blackface passou a ser amplamente condenado por reforçar estigmas e desumanizar a população negra. Embora muitos países tenham avançado na discussão sobre o tema, a prática ainda persiste em diversos contextos e gera debates acalorados quando aparece em obras mais antigas.
Após o vídeo viralizar, algumas pessoas saíram em defesa de Fernanda Torres, argumentando que a discussão sobre blackface não era amplamente conhecida no Brasil na época da série. Um internauta comen...
Matérias relacionadas